Torta de Avelãs Carameladas

31/08/2018

4 ovos

1 xícara de açúcar

1 1/4 de xícara de farinha com fermento peneirada

45 g de avelãs moídas

1/2 xícara de leite morno

15 g de manteiga derretida

60 g de avelãs inteiras

CARAMELO E RECHEIO DE CREME

2 xícaras de creme de leite fresco

1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado

375 g de balas moles de caramelo

MODO DE PREPARO:

1 - Coloca os ovos em uma tigela e bata até obter um creme grosso. Lentamente, e sem para de bater, acrescente o açúcar e continue batendo até obter uma mistura cremosa.

2 - Misture a farinha e as avelãs moídas. Acrescente esta mistura, o leite e a manteiga ao creme de ovos e misture bem. Coloque  a massa em duas fôrmas redondas de 20 cm de diâmetro e asse por 25 minutos. Desenforme sobre uma grade para esfriar.

3 - Para fazer o recheio, coloque em uma tigela o creme de leite e o açúcar de confeiteiro e bata até obter um creme grosso. Coloque as balas de caramelo em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que as balas derretam e a mistura fique bem lisa. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

4 - Com uma faca serrilhada, corte cada bolo na horizontal em duas fatias. Coloque uma das fatias sobre o prato em que a torta será servida, cubra com mistura de creme de leite e com o caramelo e, por cima, coloque outra fatia de bolo. Repita as camadas, terminando com uma camada de recheio, pingada com caramelo derretido. Decore a torta com as avelãs inteiras carameladas. 

DICA - As avelãs carameladas dão a esta torta um toque europeu, para prepará-las, derreta um pouco de açúcar em uma frigideira até dourar. Retire a frigideira do fogo e rapidamente jogue sobre a calda as avelãs inteiras, mexendo com uma colher de pau até que fiquem bem recobertos. Coloque as avelãs para esfriar sobre uma folha de papel-manteiga.

Loading...