Tábua de Corte: Aprenda Mais Sobre Um Dos Utensílios Mais Usados na sua Cozinha

12/11/2018

Higienizar os alimentos já faz parte da rotina, mas como você cuida da tábua de corte da sua cozinha? Sabia, que dependendo do material que ela é feita, pode lhe trazer muitos problemas?

Pois é! A tábua de corte é um utensílio muito comum em todas as cozinhas e extremamente útil durante a preparação de qualquer prato. Porém, alguns cuidados devem ser tomados na escolha do material, na higienização e na vida útil de cada uma.

Continue a leitura e confira algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher e manter a sua próxima tábua de corte!

A quantidade ideal

O primeiro fator a se analisar é quantas tábuas de corte você vai precisar. Sim: mais de uma!

O ideal é que toda cozinha tenha uma tábua para cada grupo de alimentos, com o objetivo de não correr riscos de contaminação cruzada (quando bactérias são transmitidas de um alimento contaminado para outro). Neste caso, tenha uma para carnes cruas, outra para vegetais crus e outra para alimentos cozidos, por exemplo. Para o churrasco, é do mesmo jeito: uma para preparação da carne crua e outra para cortá-la e servi-la após assada.

O tamanho que você precisa

Um fator de grande atenção é o tamanho da tábua: é preciso analisar cada possibilidade de uso para escolher o que vai lhe atender melhor.

Como o ideal é ter uma para cada alimento, estas devem estar de acordo com o que será cortado. O tamanho médio é sempre funcional, mas também - quando for escolher a tábua de corte ideal para a carne assada, por exemplo, - deve-se optar por um tamanho maior e que comporte os pedaços de carne.

A escolha do material

Aqui está um dos pontos mais críticos desta tarefa! O material ideal para tábuas de corte gera bastante discussão por especialistas, chegando até à situação de, nos últimos anos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter proibido que restaurantes utilizem utensílios de madeira, por ser um material poroso que possibilita que bactérias se instalem nas ranhuras da superfície e se proliferem com mais facilidade.

Em vista disso, sobram dois materiais muito indicados para ter em sua cozinha: a tábua de vidro temperado ou a de plástico com tratamento contra o acúmulo de bactérias.

A de vidro tem como ponto negativo o que ela causa nas facas, pois faz com que elas fiquem sem fio muito mais rápido. Entretanto, tem como pontos positivos a durabilidade e a facilidade na hora da higienização. Já as de plástico, o ponto forte está na sua composição que ajuda nos cortes, e a parte negativa está na sua durabilidade.

• 200G DE FILÉ-MIGNON (CORTADO EM TIRAS)
• 1 DENTE DE ALHO (AMASSADO)
• 80G DE CEBOLA (FINAMENTE PICADA)
• 30ML DE AZEITE
• SAL A GOSTO
• PIMENTA-DO-REINO A GOSTO
• 80ML DE DEMI-GLACÊ
• 150ML DE CERVEJA ESCURA

Que tal uma receita da maravilha? Hoje preparamos uma receita especial e saborosa, Picanha Recheada. Mas, não é uma simples receita, é recheada, para dar aquele sabor único e exclusivo, e deixar um gostinho de quero mais. Confira a receita:

Cozinhe a mandioca até ficar macia. Passe por um moedor e acrescente o leite, o requeijão e 20 g de queijo ralado. Leve ao fogo até obter a consistência de um purê e reserve. Tempere a carne, junte o azeite e frite-a. Em seguida, coloque a cebola, o alho e deixe refogar por 5 minutos. Por último, acrescente o cheiro...



½ cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates frescos picados
2 alhos picados
Folhas de manjericão fresco a gosto

1 cebola em pedaços
4 alhos inteiros
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 ramos de salsinha
1 cenoura em rodelas
1 dente de alho em lâminas
1 talo de salsão em pedaços
1½ litro de água
1 colher (sopa) de sal grosso

1 EMBALAGEM DE CAPELETE DE CARNE 400 G MASSA LEVE
350 g de carne moída
680 g de molho de tomate
¼ xícara (chá) de azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
¼ xícara (chá) de salsinha picada
1 folha de louro
1 xícara (chá) de parmesão em lascas


Para preparar a massa, misture bem o açúcar com o fermento até virar uma pasta. Junte o Leite em Pó Integral Instantâneo La Serenissima reconstituído e morno, a farinha de trigo, a Manteiga Extra com Sal La Serenissima e o ovo, e trabalhe bem até obter uma massa lisa e que solte das mãos. Cubra e deixe...