4 Passos Para Evitar o Desperdício
Planeje Refeições e Compras
O primeiro passo para evitar o desperdício é não comprar demais. Planejar refeições e rever o que tem na dispensa e na geladeira antes de ir comprar é essencial.
Fazer a lista de compras também facilitará. Por outro lado, lembrando o que se deve comprar e não dando origem a exceções. Também é possível evitar práticas comerciais que levam a comprar mais do que se precisa.
Exemplos são as ofertas do tipo "2 × 1" ou pacotes que combinam várias unidades de um único produto.
Faça Uma Boa Conservação dos Alimentos
Pode-se prolongar a vida dos alimentos se soubermos como e onde conservá-los com eficiência e entendermos o que os estraga.
Preste Atenção nas Datas Dos Rótulos
Compreender rótulos é mais importante do que parece. Por exemplo, quando escrevem "consumir preferencialmente antes de ..." significa que, após a data indicada, a comida pode perder sabor ou cheiro. Mas isso não significa que ela deixe de ser adequada para consumo.
Isso é indicado pela data de validade. Contudo, a lei não regula a indústria que metodologia deve seguir para determinar essas datas. Portanto, às vezes, isso pode ser devido a seus interesses comerciais.
Aproveite as Sobras
Mantenha as sobras das refeições, ainda que pequenas, tendo em mente os menus semanais. Pode-se definir um dia, onde cada membro da família escolherá que prato será feito aproveitando o que tem na geladeira.
Isso evitará o desperdício e você saberá Como Reaproveitar os Restos de Comida.
Como Reaproveitar os Restos de Comida Que Estão na Geladeira
Como Reaproveitar restos de ComidaSave
Como Reaproveitar os Restos de Comida é fácil se você tiver um pouco de imaginação e boas receitas, pois, em muitos casos, ela pode ficar até melhor que o prato original.
Propomos diferentes ideias que você pode utilizar:
Legumes: você pode fazer cremes, purês ou caldos. Também é possível preparar pizza ou torta, usá-los como tortilla ou recheio de lasanha;
Macarrão ou arroz: aproveite a oportunidade para combiná-los com um bom molho ou para criar uma salada diferente. Você também pode usar esses alimentos para acompanhar, por exemplo, um prato de carne;
Carne: Você pode preparar canelone, lasanha, croquetes, almôndegas, hambúrgueres ou usá-la para rechear pimentões, berinjelas ou empadinhas.
Peixe: utilize-o para fazer almôndegas ou croquetes diferentes. Você também pode fazer uma torta de peixe ou uma caçarola com legumes;
Fruta: você pode criar deliciosas batidas e sorvetes. Tente adicioná-las a bolos ou fazer grandes compotas;
Pães: corte-os em pequenos cubos e frite para fazer croutons que servirão para uma sopa ou salada. É possível também deixar que os pães endureçam para fazer farinha e utilizar em outras receitas.
Bebidas: cerveja e vinho são duas bebidas que você pode usar para fazer molhos ou guisados de carne e peixe.
Como Reaproveitar as Cascas
Como Reaproveitar os Restos de Comida vale para também as frutas cuja casca não é comestível. Muitas vezes ficamos submersos com uma grande quantidade de resíduos orgânicos. Embora uma boa maneira seja fazer compostagem com esses restos, outra forma é produzir água para nossas plantas.
Para isso, tudo o que temos a fazer é moer as cascas no liquidificador com um pouco de água e adicioná-las diretamente ao solo das plantas.
Esses resíduos que não usaremos serão bem utilizados pela terra. Isso também pode ser feito com a casca dos vegetais que não vamos consumir.
Uma dica para os restos de cebolas, cenouras ou abóboras, é moer no liquidificador e colocar em um pote com vinagre e alho amassado. Sempre que tiver esses pequenos desperdícios, adicione à mistura.
Esta preparação servirá para marinar frango, carne e peixe, pois lhes dará um sabor diferente, com um toque personalizado que mudará com cada vegetal que você usar.
Receita Feita Com Sobras de Comida
Salada de Legumes e Frango Com Molho Balsâmico
Ingredientes para o molho de vinagre balsâmico com coentro:
1 a 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, a gosto;
2 a 3 colheres de sopa de azeite, a gosto;
1 dente de alho esmagado;
1 colher de sopa de coentro picado (você também pode usar salsa ou manjericão de acordo com o seu gosto e o que você tem);
Sal e pimenta a gosto.
Ingredientes para a salada de legumes com frango:
2 xícaras de alface (ou espinafre ou uma mistura), lavadas e secas, cortadas ao seu gosto;
½ abacate, picado ou fatiado (se tiver e gostar);
5 a 6 tomates pequenos (tipo cereja), cortados ao meio (se não tiver, substituo pelos comuns em cubinhos);
Fatias de cebola a gosto (mergulhe-as em água fria para deixar o sabor menos forte);
5 a 6 fatias de pepino;
½ xícara de frango cozido e desfiado.
Modo de preparo:
Para preparar o molho, coloque os ingredientes em uma tigela pequena e misture bem. Ele pode ser preparado com antecedência, mas desde que permaneça na geladeira até a hora de ser usado.
Para preparar a salada, coloque os legumes em uma tigela de bom tamanho e adicione o frango desfiado. Despeje o molho balsâmico, misture bem e sirva imediatamente.