Saiba como a Soja Pode Substituir Ingredientes de Origem Animal na Dieta Vegana

20/04/2019

Você sente que nos últimos tempos tem conhecido mais pessoas que se tornaram vegetarias ou até veganas? Não estranhe: o veganismo é um movimento que vem crescendo no mundo todo! E se você se questiona como elas conseguem substituir tantos alimentos de origem animal, saiba que a resposta está em um único ingrediente: a soja. Pois é, ela é praticamente um curinga quando o assunto é ser vegano. Também está pensando em parar de consumir produtos que venham direta ou indiretamente dos animais? Então entenda como a soja pode ser a sua grande aliada nesse processo:

Leite de soja entra no lugar do leite tradicional nas mais diversas receitas

Essa aqui é mais fácil: em vez de leite de vaca, cabra ou búfala é só consumir o que vem da soja. Mas você sabia que ele também pode ser usado no preparo de receitas? O chocolate quente - perfeito para as estações mais frias - é um ótimo exemplo! E o que falar de vitaminas ou mesmo shakes de frutas? É só substituir o leite tradicional pelo de soja que não tem erro!

Tofu é um ótimo substituto para o queijo

Muita gente nem sabe, mas o tofu - alimento muito usado na culinária asiática - é feito a partir da soja. Além de ser um ótimo substituto para o queijo, ele também pode ser usado no lugar do ovo no preparo de algumas receitas - o que é ótimo não só para veganos, como também para intolerantes a esse alimento. Aliás, também não possui lactose, e por isso também é indicado aos que não conseguem digerir a enzima lactase.

Não tem mistério: na receita que você fosse utilizar queijo coloque tofu no lugar. Quer algo um pouco mais elaborado, mas ainda assim fácil e delicioso? Então aposte na sopa de abóbora em cubos com tofu grelhado! Outra dica saborosa é o caldo verde com tofu grelhado, que embora seja um prato mais típico do inverno também cai bem em qualquer estação do ano.

Carne de soja pode ser usada em diferentes pratos

É claro que a carne de soja não poderia faltar! Afinal, essa é uma das substituições mais feitas por veganos e vegetarianos. Aqui, é só escolher a receita de sua preferência e usar essa "carne vegetal" à vontade. Pode ser macarrão com carne moída, coxinha de carne ou o que for. Lembrando que para deixar ainda mais saboroso a dica é apostar na mistura de temperos. Assim, você mal vai perceber que a carne não é de origem animal!

Benefícios da soja: alimento é rico em vitaminas, minerais, fibras e proteínas

Bem, agora que você já sabe como substituir a soja na sua alimentação diária, que tal entender melhor os seus benefícios? Antes de mais nada, ela possui uma ótima combinação de vitaminas e minerais, o que inclui a vitamina A, que é boa para a visão e aumenta a vitalidade do cabelo. Também é fonte de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo e é um bom antioxidante - o que significa que combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e reduzindo as chances de desenvolver um câncer.

Em relação aos minerais, possui boas quantidades de cálcio e fósforo. O primeiro é essencial para a saúde de dentes e ossos, já que os deixa mais fortes, evitando problemas como a osteoporose. Já o fósforo trabalha na formação do nosso DNA e RNA, dando mais energia para o corpo por atuar diretamente no metabolismo.

Além disso, a soja é rica em fibras, o que significa que ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor e ainda evita a compulsão alimentar por gerar aquela sensação de saciedade. Por fim, o alimento é fonte de proteína vegetal, prevenindo o surgimento da anemia e de doenças cardiovasculares. Já está convencido que, sendo adepto da alimentação vegetariana ou vegana ou não, a soja deve entrar de vez no seu cardápio?

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br