Receitas de Churrasco de Picanha

16/01/2019

Churrasco de Picanha
Unanimidade nacional, a picanha é o corte mais tradicional de churrasco. Facilmente reconhecida por seu formato triangular e pela capa de gordura que a cobre por inteiro e que não deve, jamais, ser retirada para assar, já que alterará seu sabor e suculência. Para assar a picanha no espeto, corte em fatias grossas, com cerca de quatro dedos de espessura.
Se for preparar na grelha, corte-a em pedaços grossos, para deixá-la mal passada em seu interior, pois essa peça endurece se passar do ponto certo. Para azar do time da carne tostada, para degustar de seu sabor máximo, a picanha dever ser consumida ao ponto mal passada. Bom vamos ao que interessa selecionamos algumas Receitas com Picanha.
01- PICANHA NO ALHO
O processo pode ser escolhido a gosto, qualquer tipo de corte ou preparo pode também se adequar à pasta de alho que, na verdade, serve de tempero.
INGREDIENTES:
1/2 copo de óleo de cozinha
1 colher de margarina
7 dentes de alho
1 boa pitada de orégano e sal fino
MODO DE PREPARO
Bata tudo no liquidificador até misturar bem. Adicione uma batata cozida e bata bem novamente. Depois que a carne já estiver pré-assada, adicione a pasta em ambos os lados e ponha novamente no fogo. O método mais usado é a picanha no espeto ou grelhada.
Dica- A pasta de alho deve ser passada na carne de preferência com uma vassourinha de palha de milho para dar um toque mais tradicional. Pode ser servida acompanhando legumes na manteiga.
02- PICANHA COM SHOYU
É, até os temperos orientais podem se adaptar às nossas carnes. O shoyu foi uma grande descoberta, sendo aplicado na picanha feita na chapa. Cortada bem fininha e colocada para chapear com um pouco de sal fino, jogue um pouco de cebola por cima quando já estiver quase terminado de assar e tempere com o shoyu ali mesmo, na chapa quente. Mexa bem, vire e revire para pegar bem o gosto. Se for servir como aperitivo, pique em tirinhas finas, coloque de novo na chapa e aproveite todo o caldo para remexê-la. Sirva com palitinhos como um delicioso aperitivo para acompanhar aquela cervejinha gelada.
INGREDIENTES:
1 tablete de manteiga
1 peça de picanha
1 vidro de shoyu
sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Fatiar a picanha e colocar em uma chapa quente previamente untada com manteiga para absorver sabor e maciez e evitar que grude. Retire a fatia e corte em pequenas tiras. Acrescente mais manteiga, sal a gosto e shoyu e terá um belo aperitivo para seu churrasco.
03- PICANHA COM MOSTARDA E MANJERICÃO
INGREDIENTES
01 colher de sopa de azeite
01 peça de picanha ( 800 g a 1.200 kg )
30 gramas de folhas secas de manjericão
1 bisnaga de mostarda
1 kg de sal grosso
MODO DE PREPARO
Antes de colocar a picanha no tabuleiro (forma), fazer cortes em diagonal na parte da carne sem gordura. Despejar o sal grosso no tabuleiro e colocar a picanha com a parte da gordura virada para baixo, deixando descansar por 30 minutos. Retire a picanha do tabuleiro e preencha os cortes com as folhas de manjericão. Unte toda a parte da carne que não tem gordura com a mostarda. Unte outro tabuleiro com azeite, coloque a picanha já untada de mostarda e adicione o restante do sal grosso na capa de gordura que deverá ficar virada para cima. Leve ao forno e deixe por cerca de 40 minutos. Quando estiver pronta, é só retirar a capa de sal grosso que se formou por cima da gordura. fatiar a carne e servir.
04- PICANHA NA MANTEIGA
INGREDIENTES
1 tablete de manteiga
1 peça de picanha
sal grosso
MODO DE PREPARO
Faça a picanha como sempre selando fatiando e grelhando, antes de retirar a carne, passe uma boa quantidade de manteiga sobre a superfície recém-virada (quente) que derreterá e dará uma cremosidade e sabor incomparáveis.
05 - PICANHA CROCANTE
INGREDIENTES
1 peça de picanha
sal a gosto
farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Passe bastante sal fino ( de cozinha) na picanha, em seguida, passe uma camada de farinha de trigo ( que cubra completamente a carne e a gordura). Leve para a churrasqueira de bafo ou grelha para assar por cerca de 2 horas e meia em fogo moderado. Sirva a peça inteira acompanhada de arroz e farofa.
06 - PICANHA COM ERVAS
INGREDIENTES
01 bife de picanha de 200 g
1 colher de sopa de manteiga
ervas provence
salsinha a gosto
3 dentes de alho
1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Triturar as ervas provence junto à salsinha e ao alho. Acrescente o sal e a manteiga formando uma pasta. Envolver o bife nesta pasta e embrulhar em papel alumínio, deixando o lado do papel mais laminado para dentro. Assar sobre a grelha na churrasqueira, alternando os lados do bife. Pronta, exalará um aroma inconfundível. Sirva com o arroz branco para poder apreciar melhor o sabor das ervas.
07- PICANHA A CALIFÓRNIA
MODO DE PREPARO
Assar a picanha normalmente, na grelha ou no espeto, sempre com sal grosso. Depois de pronta, na hora de servir, fatie e grelhe as fatias ante de retirar do fogo. Coloque as fatias enfileiradas sobre folhas de alface e , em sua volta, enriqueça o prato com frutas picadas ( pêssegos em caldas, maçãs, ameixas, figos, pêras, doce de abóbora em cubos e cerejas...). Se preferir, lance mão da calda destas frutas e jogue sobre as fatias de carne, Leve à mesa para que os convidados se sirvam á vontade. Uma receita considerada de muito requinte e apreciada por quem ama o sabor agridoce.

Para um jantar de amigos ou um almoço de família, este fondue de Camarão e Peixe é uma excelente alternativa aos pratos tradicionais. Combine tamboril, salmão e camarão e acompanhe com molhos variados.