Receita de Pão de Bacalhau

05/01/2019

2 pães
Tempo de preparo 01h00
Dificuldade Médio

Ingredientes


Recheio


3 colheres (sopa) de azeite

1/3 xícara (chá) de cada pimentão (verde, vermelho e amarelo, 60 g de cada)

1 xícara (chá) de cebola média picada (135 g)

2 dentes de alho amassados

1 xícara (chá) de tomate picado sem sementes (160 g)

650 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

350 g de camarão picado

¼ xícara (chá) de azeitona preta picadas (60 g)

1 colher (chá) de molho de pimenta vermelho

Sal e orégano a gosto

Cobertura


¼ xícara (chá) de castanha de caju moída

¼ xícara (chá) de farinha de rosca

½ colher (chá) de essência de amêndoas

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

4 claras

Massa


3 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)

1 envelope de fermento biológico seco (10 g)

1 xícara (chá) de leite (240 ml)

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (30 g)

1 ovo

2 gemas

1 colher (chá) de açúcar (15 g)

½ colher (sopa) de sal

½ colher (sopa) de orégano

100 g de margarina para folhar

Modo de preparo


- Numa frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite refogue 1/3 xícara (chá) de cada pimentão (verde, vermelho, amarelo), 1 xícara (chá) de cebola média picada, 2 dentes de alho amassados até murchar (+/- 4 minutos). Acrescente 1 xícara (chá) de tomate picado sem sementes, 650 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado, 250 g de camarão picado e refogue rapidamente. Apague o fogo e junte ¼ xícara (chá) de azeitona preta picada, 1 colher (chá) de molho de pimenta vermelho, sal e orégano a gosto. Reserve.

Numa tigela misture ¼ xícara (chá) de castanha de caju moída, ¼ xícara (chá) de farinha de rosca, ½ colher (chá) de essência de amêndoas, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, 4 claras e reserve.

Numa tigela misture 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 envelope de fermento biológico seco (10 g), 1 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 1 ovo, 2 gemas, 1 colher (chá) de açúcar, ½ colher (sopa) de sal, ½ colher (sopa) de orégano e sove bem (+/- 10 minutos). Unte a tigela, coloque a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar 30 minutos.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e abra formando um retângulo (20 x 30 cm). Coloque no centro da massa 100 g de margarina para folhar (aberta no formato de um quadrado de 14 cm). Dobre a massa como um envelope, amasse delicadamente com um rolo, dobre novamente como um envelope e leve à geladeira por 20 minutos.

Retire a massa da geladeira, abra com um rolo formando um retângulo (45 x 36 cm) e divida em 2 partes no sentido da largura. Espalhe metade do recheio numa metade da massa e enrole como um rocambole. Repita o procedimento com a outra metade da massa e recheio. Coloque os rocamboles numa assadeira enfarinhada, espalhe a cobertura e deixe dobrar de volume coberto em lugar protegido de vento.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 45 minutos. Retire do forno, espere amornar e sirva em seguida.