Receita de Bacalhau à Portuguesa

08/02/2019

Nós do Sabores da mesa levaremos até vocês uma Receita Muito Especial de Bacalhau à Portuguesa, essa maravilhosa criação, foi feita por Dom Peppone Ristorante de Blumenau, basta seguir a Receita logo abaixo:

Ingredientes

500 g de bacalhau

8 azeitonas pretas grandes

8 azeitonas verdes

8 ovos de codorna

1/2 pimentão amarelo

1/2 pimentão vermelho

400gr de arroz à provençal

500gr de purê de batata

2 colheres de sopa de mostarda em grãos
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 fios de cebolinha picado
1 colher de salsa picada
200ml de azeite extravirgem
1 colher de sopa de manteiga
Pimenta do reino a gosto
1/2 taça de vinho branco seco
Sal a gosto

Modo de preparo do bacalhau:

Deixe o bacalhau por 24h marinando no azeite de oliva com os pimentões em tiras, pimenta do reino, quatro azeitonas verdes e quatro azeitonas pretas fatiadas. Depois de 24h retire o bacalhau do marinado e coloque-o sobre a cebola picada. Acrescente a manteiga e o vinho branco e leve-os ao forno aquecido em 180°C por 15 minutos.

Modo de preparo do arroz:

Enquanto isso, em outra frigideira, coloque o azeite de oliva, o alho e deixe dourar. Em seguida acrescente o arroz, a salsa e a cebolinha. Reserve.

Modo de preparo do purê:

Com o purê de batatas já quente acrescente a mostarda em grãos e mexa até ficar bem homogêneo. Em uma travessa coloque o bacalhau e ao lado sirva o purê de mostarda e o arroz à provençal.

Modo de preparo do molho:

Para finalizar, em outra frigideira coloque o marinado do bacalhau (pimentões, azeite extravirgem e azeitonas) para refogar. Acrescente sal a gosto e em seguida sirva-o sobre o bacalhau acrescentando o restante das azeitonas e os ovos de codorna.

Rendimento: porção para duas pessoas. Para maior quantidade de comensais, apenas dobrar as quantidades.

Loading...

Para um jantar de amigos ou um almoço de família, este fondue de Camarão e Peixe é uma excelente alternativa aos pratos tradicionais. Combine tamboril, salmão e camarão e acompanhe com molhos variados.

Comece pelo vinagrete:
1 Em uma tigela, misture o sal com o aceto balsâmico.
2 - Despeje o óleo em fio, batendo com o garfo para formar uma emulsão.
3 - Adicione a cebola, o tomate, os morangos e as folhas de manjericão e torne a misturar, integrando bem todos os ingredientes.
4 - Leve à...