Peras ao Vinho

31/12/2019

Uma sobremesa simples e saborosa, as Peras ao Vinho impressionam com sua elegância. A receita traz equilíbrio de sabores doces, temperados e frutados, e a cor a transforma em uma linda sobremesa, prefeita para encerrar um jantar especial.
O preparo é fácil e pode ser feito com antecedência - a pera mantida no vinho absorve ainda mais o sabor.

A pera
O ideal para esta receita é que as peras não esteja maduras demais, para que resistam firmes o tempo de cozimento. Além do mais, será necessário manejá-las na panela e, se estiverem muito maduras, este pode ser um trabalho mais difícil. Na dúvida escolha peras maduras e firmes. Willians e D'Anjou são boas escolhas para esta receita. Fique de olho no tamanho também. As mini peras são ótimas opções porque absorvem ainda mais o sabor do vinho, além de ficarem muito elegantes na hora de servir, mas ao escolhê-las preste atenção ao tempo de cozimento.

O vinho
A regra aqui é bastante simples - cozinhe com um vinho que você gosta de beber. Uma vez que o vinho tinto será fervido com especiarias e açúcar, seu sabor tende a ficar mais concentrado. Cabernet Sauvignon ou Merlot são boas escolhas.

Especiarias
Quase todas funcionam e o uso vai depender totalmente do gosto - a receita é bastante versátil e pode ser feita com seus sabores favoritos. Canela, anis estrelado, cravo, casca de laranja e baunilha são ótimas combinações.

A panela certa
É importante usar a panela certa para esta receita - o ideal é que a peras se encaixem perfeitamente nela, com apenas um pequeno espaço de manobra. Também é preciso que as peras fiquem total ou parcialmente submersas, na posição vertical, então a panela não deve ser muito rasa.

INGREDIENTES

100gr de açúcar
1 pedaço grande de casca de laranja
8 a 10 cravos
1 pau de canela
2 xícaras de vinho tinto
½ xícara de água ou suco de laranja
2 colheres de chá de extrato de baunilha
3 a 6 peras médias

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes (exceto as peras) em uma panela. Leve ao fogo mexendo até que o açúcar esteja dissolvido.
Apenas quando o líquido começar a ferver descasque as peras finamente, mantendo o cabinho e fazendo um corte reto na base - isso ajuda a manter as peras em pé na panela. Manter as peras descascadas por muito tempo faz com que comecem a escurecer rapidamente.

Fonte: https://blog.utilplast.com.br/