Os Utensílios Básicos Para Ser Um Churrasqueiro Classe A

12/11/2018

Fazer um bom churrasco é uma arte! São inúmeros os fatores que compõem essa refeição saborosa e muito apreciada ao redor do mundo.

O tempo hábil para a execução, bem como a experiência do encarregado, contam muito para um resultado final que deixará todos com água na boca. Porém, o que a maioria dos especialistas não conta é que, o grande ponto que difere um amador de um profissional, são as ferramentas que ele usa!

Durante o preparo da carne, o manuseio dela passa por etapas que necessitam ser executadas com utensílios específicos para atingir o resultado esperado. Por isso, preparamos um guia com alguns instrumentos básicos obrigatórios para todo churrasqueiro!

Continue a leitura e confira!

#1 Avental

Este utensílio não vai interferir na sua carne, porém, com certeza, ajudará na sua relação com quem tem de lavar as roupas.

Preparar alimentos quase sempre está atrelado a sujar as mãos, ou para os mais desastrados, a roupa. Portanto, esteja sempre prevenido e de avental, além de limpar a mão nele sempre que preciso, você também evitará que respingos de gordura ou qualquer outra coisa estraguem suas vestimentas.

#2 Faca

Aqui sim está um dos utensílios mais importantes do churrasco: a faca ou, as facas! Sim, se você quer ser um especialista, deverá ter mais de uma.

Elas são desprezadas nessa função e muitos acabam por usar qualquer uma, mas aí é que está o perigo. A maioria dos acidentes acontecem por uso do utensílio errado, nesse caso, a faca errada.

Existem facas para cada tipo de material ou consistência, portanto, tenha todas as necessárias para o estilo de churrasco que você faz e, mantenha todas bem afiadas, para não precisar fazer uma força a mais e correr riscos.

#3 Tábua de corte

É aonde você vai preparar, cortar e até servir a sua carne. Portanto, muita atenção com a tábua.

O ideal é que você tenha uma para cada função e escolha bem o material conforme o uso. Para tornar-se um especialista em churrasco você tem que entender bem do local onde o manuseio da sua carne acontecerá.

Para isso, clique aqui e confira o texto dedicado às tábuas que postamos recentemente!

#4 Espetos e grelhas

Para o tão esperado momento de levar as carnes ao fogo, você precisa de espetos ou grelhas, não é mesmo? Esses utensílios também merecem atenção, afinal, cada um serve para um estilo de carne e foi pensado para ficar a certa altura das brasas.

Tenha uma ampla variedade para não precisar improvisar e também fique atento ao material do espeto ou grelha para que não deixem gosto na carne ou não aguentem o peso das peças que você escolher.

#5 Pinças e garfos

Sim, eles também merecem atenção! Nada de usar garfos simples de cozinha para virar a carne ou retirá-la do fogo.

O primeiro fator que justifica utensílios especiais é que os garfos simples são curtos e favorecem queimaduras ou outros acidente. Outro ponto interessante a ser analisado é que garfos geram furos na carne e isso faz o suco interno, que dá a suculência, escorra, deixando a peça mais seca.

Sempre que possível opte por pinças ou, pelo menos, opte por sua segurança e use garfos longos e específicos para churrasco.


Nós do Sabores da Mesa depois de muitos estudos e pesquisas, reunimos em apenas uma única página diversas sugestões de Receitas de Filé de Frango, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual receita combina mais com seu paladar.


Os assados são as estrelas das ceias, mas todo cuidado é pouco para que não fiquem ressecados, especialmente o lombo, por ser uma carne com pouca gordura. Uma dica de ouro é marinar o lombo por, pelo menos, 12 horas antes de assá-lo. Isso, e o forno na temperatura certa, garantem a suculência da peça. Aqui ele aparece em uma...



½ cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates frescos picados
2 alhos picados
Folhas de manjericão fresco a gosto

1 cebola em pedaços
4 alhos inteiros
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 ramos de salsinha
1 cenoura em rodelas
1 dente de alho em lâminas
1 talo de salsão em pedaços
1½ litro de água
1 colher (sopa) de sal grosso

1 EMBALAGEM DE CAPELETE DE CARNE 400 G MASSA LEVE
350 g de carne moída
680 g de molho de tomate
¼ xícara (chá) de azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
¼ xícara (chá) de salsinha picada
1 folha de louro
1 xícara (chá) de parmesão em lascas