Microondas sem Segredos

18/08/2018

Ele não é apenas um eletrodoméstico. é muito mais do que isto: é uma verdadeira revolução, é uma nova concepção de cozinha.

No microondas, não há a ação direta de calor sobre o alimento, o que há é a produção de uma energia que é absorvida e agita as moléculas, produzindo calor, que cozinha e aquece os alimentos. O forno e o recipiente que contêm o alimento permanecem frios e são, depois, aquecidos pelo calor do alimento.

Do ponto de vista prático, cozinhar no microondas é mais rápido e mais limpo. Porém, o mais importante é a alteração que o microondas provocou na elaboração das receitas. Redução ou eliminação de gorduras, redução de temperos e maior conservação de cor, textura e nutrientes. Estas três características fazem com que o alimento preparado no microondas seja muito mais saudável do que o preparado da maneira tradicional. 

1 - A QUANTIDADE DE ALIMENTOS - Quanto maior a quantidade, mais tempo vai levar para descongelar, cozinhar ou aquecer um alimento.

2 - TEMPERATURA INICIAL - Alimentos que estão à temperatura ambiente cozinham em menos tempo do que os recém retirados da geladeira. Alimentos congelados demoram ainda mais tempo.

3 - COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS - Alimentos que contenham muita gordura ou açúcar cozinham mais rapidamente do que os que têm um elevado teor de líquidos.

4 - TAMANHO E FORMA - Peças pequenas de alimentos cozinham rapidamente do que as grandes e alimentos de formas regulares cozinham mais uniformemente do que alimentos de formas irregulares.

5 - VIRAR, MEXER OS ALIMENTOS - Ajuda a distribuir o calor rapidamente para o centro do recipiente e evita cozinhar demais as partes exteriores dos alimentos.

6 - PROTEGER - Rabos, pontas e pernas devem ser protegidos para evitar cozinhar demais as partes mais finas.

7 - DISPOR ALIMENTOS - Quando cozinhar alimentos de formas ou espessuras irregulares, coloque as partes mais finas em direção ao centro do recipiente onde será aquecido.

8 - LIBERTAR A PRESSÃO - Fure a pela ou a casca dos alimentos como batatas, salsichas, etc, com um garfo, para evitar que arrebentem. Retire sempre as tampas dos recipientes antes de os colocar dentro do microondas. Nunca coloque um ovo para cozinhar no microondas. Ele explode.

9 - TEMPO DE ESPERA - Num microondas, os alimentos continuam a cozinhar mesmo depois de energia ter sido desligada. O tempo de espera depende da quantidade e da espessura dos alimentos.

10- DICAS PARA AQUECER ALIMENTOS - 

- Quando aquecer alimentos como molhos ou sopas, mexa pelo menos uma vez durante o aquecimento.

- Para aquecer molhos, prefira recipientes altos e estreitos.

- As batatas grandes devem ser cortadas ao meio para aquecer.

- Cubra os alimentos com papel ou película aderente atóxica para reter o vapor. O alimento será aquecido mais depressa e manterá sua umidade. Também evita respingos.

11- QUE RECIPIENTES USAR - Os mais adequados são em vidro, porcelana, cerâmica ou plástico a prova de calor. Evite usar recipientes de metal brilhante, principalmente aço inoxidável e alumínio. Evite também as embalagens descartáveis de alumínio e, inclusive, as folhas de alumínio ( a não ser para proteger partes do alimento, como asas de frangos).

12- COMO CONVERTER AS RECEITAS TRADICIONAIS EM RECEITAS PARA MICROONDAS: Escolha qualquer receita tradicional e faça as seguintes alterações:

1 - Reduza a quantidade de líquidos

2- Reduza a quantidade de temperos e sal.

3- Adicione sal depois do cozimento.

4- Reduza ou omita a quantidade de gordura.

5- Reduza o tempo de cozimento para 1/3 ou 1/2 do tempo necessário para a receita tradicional.

6- Teste a receita e faça os ajustes necessários.