MACACOS ESTÃO DOMESTICANDO LOBOS

20/10/2018

Você consegue imaginar a sua vida sem o seu fiel amigo, o cachorro? Imagino que não. Pois saiba que essa relação é antiga e a aproximação aconteceu aos poucos e tinha um interesse mútuo. Enquanto o ser humano queria uma parceria selvagem na hora de caçar, os cachorros se beneficiavam da caça que o seu novo amigo conseguia. Nós também domesticamos os gatos e na natureza existe uma outra relação nascendo: a dos macacos com os lobos.

Nos Alpes da África Ocidental, o Babuíno-gelada e o Lobo-etíope deram início a uma relação pacífica. Os dois animais estão vivendo no mesmo território, sob a tranquilidade da paz. O primatologista Vivek Venkataraman descobriu que um grupo desses macacos passaram a tolerar a presença de lobos no território, enquanto os lobos passaram a ignorar a presença dos filhotes de Babuíno-gelada. Os filhotes seriam normalmente sua refeição, mas os lobos estão preferindo deixar os filhotes em paz e se alimentar de roedores que os macacos estão lhe ajudando a capturar.


Para entender essa lenda temos que ir até o início e ver como ela começou. A palavra tem origem japonesa e significa humano. Em meados dos anos 1990, um grupo de pescadores japoneses viram uma criatura enorme, de mais ou menos 30 metros, que tinha formas estranhas nas águas.

Vamos ser sinceros um com o outro: em algum momento da sua jornada terrestre, alguma catástrofe vai impor-se na nossa vida. Não importa de que gênero ou estilo ela seja, o que importa é estarmos conscientes de que ela irá chegar. Eu não estou sendo pessimista, meu caro amigo, apenas realista sobre a existência humana, o mundo e os seus empecilhos....