Lombo com Pepino e Tomate

21/08/2018

Dificuldade: média

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de cozimento: 15 minutos

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

12 fatias de lombo de porco de cerca de 0,5 cm de espessura

1 ovo

1/2 colher de café de tomilho seco 

80 g de farinha de rosca

2 pepinos pequenos

4 tomates pequenos, maduros e firmes

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

óleo de amendoim ( ou  canola)

sal

MODO DE PREPARO:

Esquente bastante óleo numa frigideira antiaderente grande. Quebre o ovo numa tigela e bata-o ligeiramente com o garfo, junto com uma pitada de sal e metade do tomilho. Mergulhe na mistura as fatias de carne e passe-as rapidamente na farinha de rosca, pressionando-as com a palma da mão para fazer bem o empanamento.

Frite as fatias de carne empanadas; 3 ou 4 de cada vez, em fogo médio, virando-as na metade do cozimento com a espátula de modo que dourem de maneira uniforme. Retire as costeletas com a escumadeira, disponha-as por alguns instantes sobre o papel absorvente para eliminar o excesso de óleo e mantenha-as aquecidas.

Lave e escorra os pepinos, retire a casca e corte-as em fatias bem finas com o auxílio de um descascador de legumes.

Lave  e afervente rapidamente os tomates, escorra-os, descasque e, se possível, reserve 4 tampas com o talo e as folhas para decoração. Retire as sementes e corte-as em cubos pequenos.

Numa tigela, emulsione o azeite com o vinagre balsâmico, uma pitada de sal e o tomilho restante. Quando todas os lombos estiverem prontos, empilhe 3 em cada prato, alternando cama uma deles com algumas fatias de pepino e 1 colherada de tomates em cubos.

Regue tudo com vinagrete preparado, decore com as calotas dos tomates, reservadas, e sirva imediatamente. 

Sugestões de Sobremesas

Massa:
5 ovos (claras e gemas separadas)
200 g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar (320 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de iogurte natural

Bolo de Banana

22/11/2019

Esse bolo de banana é um clássico de fim de semana. É muito simples de fazer, todo natural e sem açúcar. Contém uma boa quantidade de proteína e fibra (da aveia). É fonte também de carboidrato (vindo principalmente da banana).

Renas de Noel

20/11/2019

Derreta e tempere o chocolate branco. Misture os flocos de arroz até ficarem bem envolvidos no chocolate. Com a ajuda de um cortador quadrado de 4 cm, sobre uma folha de papel-manteiga, coloque 1 colher de sobremesa da mistura e a espalhe de maneira uniforme com as costas da colher. Retire o aro e repita o processo até o chocolate acabar....