Lombo Assado com Geleia de Damasco

31/12/2019

Os assados são as estrelas das ceias, mas todo cuidado é pouco para que não fiquem ressecados, especialmente o lombo, por ser uma carne com pouca gordura. Uma dica de ouro é marinar o lombo por, pelo menos, 12 horas antes de assá-lo. Isso, e o forno na temperatura certa, garantem a suculência da peça. Aqui ele aparece em uma deliciosa versão agridoce que é a cara do Natal. Confira a receita do Lombo Assado com Geleia de Damasco.

Ingredientes
1 peça de lombo suíno com cerca de 1,5kg
1/4 xícara (chá) de azeite
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho
1/2 xícara (chá) de geléia de damasco
2 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (chá) de mostarda
1/2 xícara (chá) de vermute seco
1 colher (chá) de sal
pimenta calabresa a gosto

Para finalizar:
1/2 xícara (chá) de geleia de damasco
Cravos da índia (opcional)

Modo de Preparo

Limpe o lombo retirando o excesso de gordura. Coloque o azeite, o vinagre, a geleia, o molho de soja, a mostarda, o sal, a pimenta e o vermute no liquidificador. Bata bem. Coloque o lombo em uma assadeira, despeje sobre ele a marinada batida, cubra com papel alumínio e deixe descansar na geladeira por no mínimo 2 horas - o ideal é preparar de véspera. Se for utilizar os cravos, espete-os alternadamente na parte de cima da peça antes de levá-la ao forno.

Leve ao forno moderado (180°) pré-aquecido, com a marinada que se formou, e asse coberto com papel alumínio por mais ou menos 1 hora ou até que a carne esteja macia (espete a ponta da faca para verificar). Durante o processo, regue a peça com o caldo da assadeira e acrescente alguns pingos de água fervente se for necessário para que o molho da assadeira não resseque.
Retire o papel alumínio, pincele com a geleia de damasco e volto ao forno baixo até dourar. Retire o Lombo Assado com Geleia de Damasco do forno e deixe descansar por uns 10 minutos antes de cortar.

Fonte: https://blog.utilplast.com.br/