Fraldinha na Panela de Pressão

13/11/2018

Comercializada no Brasil desde o início dos anos 1967 por acidente e necessidade do então açougueiro, Marcos Bassi, a fraldinha é hoje uma carne apreciada em todo país.

Em entrevista ao portal Terra, Bassi, considerado o "pai" da fraldinha, diz que o corte nasceu a partir de um pedido que recebeu de uma senhora francesa. Pouco tempo depois, ele se popularizou e passou a fazer parte de muitos pratos dos brasileiros.

Isso porque, além de muito saborosa, macia e suculenta, ela ainda é uma carne bastante versátil, ideal para o preparo de pratos cozidos, pois combina facilmente com outros ingredientes.

Aqui no blog já apresentamos uma receita de fraldinha assada na mostarda e hoje nossa dica de Menu do Dia é de fraldinha na panela de pressão. Confira!

INGREDIENTES

- 1 peça de fraldinha (1 kg a 1,5 kg)
- 3 tomates
- 2 cebolas
- 3 batatas
- sal
- pimenta-do-reino
- alecrim
- 4 dentes de alho

MODO DE PREPARO

Tempere a carne com o alho picado, sal, pimenta-do-reino e ervas de sua preferência (alecrim, louro, etc.) e reserve. Forre o fundo da panela de pressão com os tomates cortados ao meio e as cebolas em rodelas. Em seguida, coloque a carne com a gordura virada para baixo.

Em cima da carne, coloque as batatas cortadas ao meio (pedaços grandes para que não desmanchem). Tampe a panela e deixe ferver durante 30 minutos após a pressão iniciar.

Abra, retire as batatas, mexa o fundo com cuidado e, se quiser a carne desmanchando e macia, coloque ferver por mais 10 minutos. Por fim, tire a carne da panela, corte em pedaços grandes, colocando em uma travessa. Decore com as batatas e o caldo que se formou na panela.

Loading...

Ver Mais Receitas

½ cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates frescos picados
2 alhos picados
Folhas de manjericão fresco a gosto

1 cebola em pedaços
4 alhos inteiros
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 ramos de salsinha
1 cenoura em rodelas
1 dente de alho em lâminas
1 talo de salsão em pedaços
1½ litro de água
1 colher (sopa) de sal grosso

1 EMBALAGEM DE CAPELETE DE CARNE 400 G MASSA LEVE
350 g de carne moída
680 g de molho de tomate
¼ xícara (chá) de azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
¼ xícara (chá) de salsinha picada
1 folha de louro
1 xícara (chá) de parmesão em lascas


Nós do Sabores da Mesa depois de muitos estudos e pesquisas, reunimos em apenas uma única página diversas sugestões de Receitas de Filé de Frango, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual receita combina mais com seu paladar.


Os assados são as estrelas das ceias, mas todo cuidado é pouco para que não fiquem ressecados, especialmente o lombo, por ser uma carne com pouca gordura. Uma dica de ouro é marinar o lombo por, pelo menos, 12 horas antes de assá-lo. Isso, e o forno na temperatura certa, garantem a suculência da peça. Aqui ele aparece em uma...