Dicas Sobre Reeducação Alimentar

10/10/2019

Presente na natureza as frutas são coloridas, vistosas, cheirosas, e enchem de sabor e de saúde a rotina alimentar. Confira algumas dicas de Reeducação alimentar para deliciar-se sem culpa.

A Reeducação alimentar muitas vezes começa pela inserção das frutas no cardápio. Resultado disso é que, ano após ano, é cada vez mais comum ouvir pessoas dizerem, ao longo do dia, que chegou a hora da fruta. E você, tem o hábito de comer frutas?

Pois saiba que apenas 40% da população brasileira consome frutas, legumes e verduras diariamente, ainda que o Brasil ocupe a terceira colocação no ranking dos maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo.

Esses números fazem parte de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos produtores e Exportadores de frutas e Derivados ( Abrafrutas) e realizada em 148 municípios brasileiros pelo Datafolha, em junho de 2017, com 2.089 entrevistados acima de 16 anos. 

Nunca é demais ressaltar os benefícios desses alimentos naturais que temos em abundância no Brasil. 

As frutas fornecem vitaminas, minerais e fibras, ajudando a regular o organismo, e agradam aos mais diversos paladares pela variedade enorme que apresentam. Elas são fonte de vitaminas e minerais de grande importância em nosso organismo, além de fibras solúveis e insolúveis que são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Frutas como laranja, acerola, abacaxi, tangerina e limão são exemplos de frutas cítricas para sua reeducação alimentar.

Ponto de Atenção: Frutose 

Que as frutas são peças fundamentais para manter uma alimentação saudável. diversos profissionais da saúde concordam e são unânimes em indicar seu consumo diário.

Elas são alternativas versáteis, de fácil consumo, principalmente para lanche entre as refeições, trazendo benefícios e praticidade ao dia a dia.

Também são ótimas para sobremesas, tanto que estão na fatia clássica da mãe quando você comenta que está com vontade de comer um doce " come uma fruta". Porém assim como em outros alimentos, as frutas possuem em sua composição o carboidrato, ou seja, açúcar.

O açúcar encontrado naturalmente nas frutas é a frutose, um carboidrato simples (monossacarídeo) de baixo índice glicêmico.

Esta frutose não está presente somente nas frutas, mas também em produtos industrializados.