Dicas pra Deixar sua Sobremesa Deliciosa

15/08/2018

PUDINS:

Para que fiquem na consistência perfeita, bem cremosos e cobertos por uma bonita camada de caramelo dourado, três segredinhos infalíveis:

- Asse o pudim em banho-maria, ao colocar a fôrma sobre a assadeira com água, tome cuidado para que a água não transborde e acabe molhando o pudim. O ideal é usar uma fôrma com tampa.

- A forma de pudim deve ser caramelada. Prepare o caramelo primeiro, queimando o açúcar e depois molhando-o com um pouco de água, deixando em fogo brando até que derreta bem.

- Só desenforme o pudim quando estiver frio. Para não quebrá-lo, mergulhe o fundo da fôrma em água quente, vire sobre o prato em que vai ser servido e bata de leve para soltar.

GELATINAS:

As sobremesas preparadas a base de gelatinas exigem alguns cuidados.

- O mesmo acontece com os doces que precisam ficar espumosos , especialmente os mousses. Aproveite estes truques: para dissolver melhor a gelatina, salpique o pó sobre água fria (ou deixe as folhas de molho) por 5 minutos. Quando a gelatina estiver "inchada" e tiver absorvido toda a água, leve ao fogo lento para dissolver. Quando amornar, empregue.

- Quando preparar uma sobremesa com gelatina e abacaxi, ferva antes a fruta ou o suco. Só então misture com a gelatina.

- Se acrescentar frutas picadas a uma gelatina ainda líquida, depositar-se no fundo do recepiente. Para que isso não aconteça, deixe a gelatina na geladeira até engrossar um pouco, acerscente então as frutas.

- Mousse e outras receitas que pedem chocolate derretido devem ser preparadas assim: derreta o chocolate em banho-maria, para evitar que se queime.

- Quando acrescentar claras em neve à mousse, incorpore-a levemente, com uma espátula, sem nunca bater, a função das claras é que da consistência espumosa à mousse.

CREMES:

-Um creme verdadeiro deve ser engrossado apenas com gemas, calculando-se 6 para cada 2 xícaras de leite. Mas os cremes também podem ser preparados com menos gemas, bastando acrescentar um engrossante bem suave, devidamente diluído com leite.

- As gemas devem ser sempre muito bem batidas com açúcar.

- Nunca junte as gemas batidas diretamente ao leite. Despeje algumas colheradas do leite morno as gemas, mexa bem, junte mais leite, só então misture tudo.

- Ao cozinhar o creme, faça-o em fogo brando ou então em banho-maria. Se for cozido por muito tempo, ou em fogo forte, acabará talhando.

- Os cremes mais delicados devem ser preparados com açúcar de confeiteiro, em vez de açúcar normal.

GELADOS E SORVETES:

- Para as sobremesas geladas não endurecerem no congelador, prepare-a com uma calda de água e açúcar. Assim conservam uma certa cremosidade.

- Para que sorvetes fiquem mais leves e cremosos, bata-os assim que começar a congelar.

- Sorvetes devem ficar no congelador por 2 horas, no mínimo. Durante esse tempo, bata-o por umas 4 vezes.

- Sorvetes feitos com frutas ficam mais cremosos se, quando começar a congelar, forem misturados com 1 ou 2 claras batidas em neve.

- Se o sorvete ficar duro, tire-o do congelador 10 ou 15 minutos antes de servir.

- Prepare gelados e sorvetes com a quantidade exata de açúcar mencionada na receita. Se colocar açúcar demais, não gelará, se colocar açúcar de menos, o doce ficará duro.