Dicas para Cozinha

03/08/2018

Todo mundo pensa que cozinhar é uma arte difícil. Mas não é nada disso. Basta um pouquinho de boa vontade e algumas dicas básicas para que toda a família possa ajudar na hora de fazer uma receita,  e pra quem está começando vai algumas dicas do Sabores da Mesa para vocês: 

01- Para o arroz ficar bem soltinho, bastam algumas gotas de limão ou vinagre na água em que for ser cozido.

02- Para empipocar a leitoa, depois de assada, jogue pôr cima óleo bem quente.

03- Se antes de cortar o limão, coloque-o em água fervente pôr alguns minutos, ele renderá o dobro.

04- Jamais jogue a água da lata de conserva, pois as vitaminas estão todas na água (da ervilha, do milho, tec.)

05- O frango fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher (sopa) de amido de milho no óleo de fritura bem quente.

06- Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.

07- Você não quer que as batatas cozidas se desfaçam? É só colocar um pouco de sal na água do cozimentos e 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre branco.

08- Para evitar que a salada murche, ao temperar coloque primeiro o Vinagre e depois o azeite. O sal dever ser posto no último momento, na hora de servir.

09- Tubérculos como as batatas, devem ser guardados dentro de sacos de papel, colocados em locais frescos e escuros. Conservam-se melhor,

10- Se quiser evitar que o abacate cortado escureça, passe um pouco de farinha de rosca no pedaço que vai guardar.

 11-  Não jogue fora a água e os temperos com que cozinhou grãos ( grão-de-bico, feijão, etc.) Aproveite para preparar e enriquecer caldos ou sopas.

12- Para comer cebolas cruas em chorar, coloque - as numa tigela, ferva água e despeje pôr cima delas até cobrir. Escorra as cebolas depois e sirva-se.

13-É fácil multiplicar o creme de leite: basta adicionar a ele uma clara batida em neve.

14- Sobrou macarrão não usado? polvilhe farinha de trigo e guarde num vidro hermeticamente fechado.Massas sem ovos podem ser guardados até pôr uma semana. 

15- Sabia se você exagerar no alho ao cozinhar e depois fica arrependido temos uma solução na panela coloque alguns talos de salsinha e depois leve ao fogo novamente, com isso o gosto do alho se absolve.

16- Você que que suas batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois que você cortar todas elas, coloque-as em água fervente por alguns minutos e, em seguida escorra bem, e  coloca em água com gelo, frite com bastante óleo e depois coloque-as num papel toalha.

17- Uma boa dica pra quem está começando é organização. Procure ter todos os ingredientes da receita que está utilizando ao alcance da mão. Isso ajudará inclusive a não esquecer algum dos ingredientes.

18- Uma boa dica pra quem quer congelar panquecas, intercale-as com uma papel impermeável, e também embrulhe no papel alumínio, sempre fazendo porções que utilizará depois, ai é só congelar.

19- Quando você for fazer biscoitos e eles grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do foção durante alguns segundos, eles se soltarão facilmente.

20- Use sempre vasilhas plásticas ou de louça para fazer bolos.

21- Quando for fazer uma couve-flor branca, não esqueça de adicionar um pouco de leite na água do cozimento.

22- Pra fazer aves recheadas todas devem ser costuradas. Em vez de você usar linha, comece a usar fio dental pelo fato dele ser mais resistente e não rasgar a pele.

23- retire os ovos da geladeira um pouco antes de utilizá-los, para que fiquem na temperatura ambiente.

24- Pra preparar uma carne seca e ela ficar bem macia, só cozinhar no leite.

25- Para fazer uma pele de frango  ficar mais douradas e pururuca antes antes de levar ao forno, tente passar maionese na pele.

26- Para deixar os torresmos bem sequinhos antes de fritar colocar uma colher (sopa) de vinagre. 

27- Quando for cozinhar ovos que estiverem com a casca rachada, experimente colocar um pouco de vinagre na água as claras não sairão pelas rachaduras.

28- A clara de neve estará no ponto quando ela ficar bem durinha sem cair da colher.

29- Para evitar que o doce de leite rache, coloque um pouquinho de manteiga sem sal e bata novamente até dar liga novamente.

30- Quando você for descongelar um peixe, descongele no leite porque ele tira todo o gosto de congelado.

31- Você sabia que as folhas de louro além de aromáticas são um excelente conservante, coloque 4 folhas de louro onde você guarda os cereais, eles permanecerão por muito mais tempo.

32- Vai uma dica legal quando você for fritar bananas, passe-as em farinha de trigo, assim elas não ficarão muito encharcada.

33- Ao comprar carne é importante saber como se pretende prepará-la.Os filés, as alcatras e o patinho são ideais para bifes. Já o lagarto, o acém e a paleta resultam em ótimos cozidos e assados.

34- Quando for fazer frutos do mar ou peixes antes de fritar coloque um pouco de vinagre ao fritar ou ferver, o vinagre reduz o cheiro forte e deixe  mais macio.

35- Para deixar seu macarrão mais solto, quando for cozinhar coloque algumas de óleo na água.

36- Para você conseguir raspas de limão e laranja, congele-as na hora que for utilizar, aí é só ralar.

37- Antes de levar um frango inteiro ao forno para assar deve-se pincelá-lo com óleo ou manteiga, para que não resseque. E em geral é necessário aproximadamente 1 hora para assar um frango em fogo médio.

38- Para que o arroz fique mais soltinho, lave-o e deixe-o escorrer completamente antes de levá-lo ao fogo. Quando mais sequinho ele estiver melhor.

39- Molhe sempre as vasilhas em que você vai bater claras e neves, para que elas possam crescer.

40- Você pode substituir sempre que quiser a manteiga pela margarina, isso tornará sua receita mais econômica.

41- Nunca deixe alimentos em conservas na lata depois de abertos, transfira-os para uma vasilha de vidro ou de plástico e leve a geladeira.

42- Você descascará o alho mais facilmente se deixá-lo mergulhado em água pôr alguns minutos.

43- Peneire sempre os ingredientes secos.



Ver mais Dicas