Dicas de Vitaminas e Sucos

15/08/2018

Os sucos de frutas, legumes e verduras são bebidas ricas em vitaminas e sais minerais, conservando todas as propriedades do alimento natural.

Com uma vantagem: são de digestão mais fácil, portanto, recomendáveis às pessoas que têm problemas estomacais, às que toleram legumes crus e verduras cozidas. São indicados para as crianças, especialmente àquelas que rejeitam verduras ou vegetais. nesta caso, é preciso enriquecer o suco ou vitamina com algum ingrediente atrativo ( groselha, sorvete, etc)

Os sucos são também aconselhados aos doentes e convalescentes, vai aqui então nossas dicas do Sabores da Mesa.

VITAMINAS:

São as misturas de frutas variadas com leite, iogurte, creme de leite ou então sorvetes, que resultam numa bebida de consistência espessa. Experimente estas MIsturas:

01 - Morango com leite, açúcar e um pouco de creme de leite.

02 - Morango com iogurte natural.

03 - Pêssego em calda com um pouco da calda e iogurte natural.

04 - Mamão, morango, suco de laranja, açúcar e creme de leite.

05 - Abacate, mamão e suco de laranja.

06 - Abacate, maçã, gotas de leite para não escurecer, açúcar, leite e creme de leite.

SUCOS DE FRUTAS:

01 - Mamão, abacate e maçã rendem sucos suaves, Limão, laranja, abacaxi, e maracujá dão sucos mais ácidos e de sabor acentuado. Se quiser em resultado intermediário, misture frutas desses dois grupos.

02 - Melão e melancia dão excelentes sucos de verão, pois essas frutas contêm bastante água. Se Batidas no liquidificador, deve ser usado o mínimo de água.

03 - Suco de morango natural mais forte se obtém espremendo a fruta em peneira.

04 - Goiaba, manga e pera também dão sucos saborosos.

05- Prepare sempre o suco sem muita água, para diluir na hora de servir.

06 - Se quiser, substitua o açúcar comum por açúcar de confeiteiro ( que dá mais perfume) ou mascavo ( que dá gostinho de rapadura).

07 - Suco de maracujá não precisa ser coado. As sementes, quando batidas no liquidificador, ficam reduzidas a pó e acabam se depositando no fundo do copo.

08 - Suco de uva pode ser feito em casa, utilize uva preta, tipo Rio Grande, lavando bem e separando dos cachos. Calcule 1 litro de água para cada quilo de fruta, cozinhe até amaciar e coe numa peneira, pressionando para retirar todo o caldo.

09 - Suco de maçã também pode ser feito assim: cozinhe a fruta cortada em quatro até amaciar e coe sem pressionar. Calcule 2 xícaras de água para cada seis maçãs.

SUCOS DE VERDURAS E LEGUMES:

- Como os sucos de verduras (alface, espinafre. agrião) não são muito saborosos, embora sejam altamente nutritivos, misture com suco de cenoura, tomate, laranja ou chá de hortelã fresca gelado.

- Suco de tomate pode ser saboreado temperado ( com sal, limão, pimenta-do-reino e molho inglês) ou apenas com limão enfeitado com folhas de hortelã.

- Tomate batido no liquidificador com água e açúcar ( e depois coado) é apreciado pelas crianças.

- Suco de cenoura se toma puro ou misturado com laranja.

- Suco de salsão pode ser misturado com tomate ou cenoura.

- Suco de beterraba vai bem com abacaxi fresco ou em calda.

- Pepino dá um bom suco se misturado com tomate ou cenoura.