Dicas de Receitas sem Erros

04/08/2018

Nós do Sabores da Mesa preocupados na hora de vocês fazerem suas Receitas, montou uma página para dar dicas de como fazer uma Receita sem erros, é só você  acompanhar atentamente  as dicas logo abaixo 

01- Arroz fica soltinho se você juntar a água de cozimento algumas gotinhas de limão. Para calcular a quantidade, lembre-se que 1 xícara de arroz cru rende 3 xícaras de arroz cozido, e para que não fique empapado, calcule 2 xícaras de água para cada xícara de arroz cru.

02- Bater claras para suspiros é simples: antes de começar, junte às claras uma pitada de bicarbonato de sódio, elas ficarão altas e firmes. Para bater claras em neve, um truque: só junte o açúcar quando elas começarem a ficar firmes, mas coloque o açúcar aos poucos batendo sempre em cada edição. 

03- Chocolate em barra pode ser substituído assim: para cada 30 g do chocolate em barra pedido pela receita. Calcule 3 1/2 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de gordura ou óleo.

04- Desenformar gelatinas ou mousses é muito fácil, mergulhe a forma rapidamente em água quente e vire sobre o prato. Bolos e pudins só se desenformam quando frios.

05- Espere sempre a gelatina esfriar, a ponto de começar a endurecer, antes de acrescentar claras ou creme de leite batido.

06- Iogurte é o melhor meio de ligar os ingredientes usados para fazer bolos ou bolinhos de carne.

07- Juntar ovos ou gemas a caldos ou líquidos ferventes sem provocar "desastre" é fácil: basta bater bem o ovo ou gema, juntar uma colherada do caldo quente, misturar bem e só então despejar no caldo restante. Ou então simplesmente esperar esfriar o caldo e misturar os ovos.

08- Ligue o forno sempre uns 15 a 20 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar. Só coloque algo no forno frio se a receita assim pedir. 

09- Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita. os ingredientes secos só devem ser medidos depois de peneirados.

10- O omelete no ponto, nem mole e nem duros demais, se consegue assim: só junte o sal quando já estiver fritando. Senão os ovos amolecem.

11- Picadinho, para ficar macio, deve ser feito assim: frite os pedaços de carne aos poucos. Se você colocar na panela um volume grande de carne, e os pedaços ficarem uns juntos dos outros, acabam cozinhando e endurecidos em vez de dourar.

12- Quando a receita indicar creme de leite batido, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir creme de leite azedo, é só pingar algumas gota de limão ou vinagre que o creme azeda. 

13- Receitas de pão sempre mencionam quando a massa dobrar de tamanho É fácil saber o ponto: com o dedo indicador, espete a massa até o fundo, se a depressão continuar depois de 1 ou 2 minutos, a massa já cresceu o suficiente.

14- Sal deve ser acrescentado aos rosbifes no meio do cozimento. Isso porque o sal faz sair o suco e o sangue da carne, tornando-se seca e dura. Depois de pronta, embrulhe-a em papel alumínio, evitando assim que fique assada nas pontas e crua no meio.

15- Tomate sem pele se consegue mergulhando o legume rapidamente em água fervente ( para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama do fogão para chamuscar ( este truque também serve para tirar a pele de pimentões)

16- Verifique se o filé está no ponto pressionando o centro da carne com e dedo indicador. Se não resistir à pressão, a carne está mal passada. Se resistir em pouco, é porque o filé está no ponto. Mas se a carne resistir muito à pressão, é sinal de que está bem passada.


Mais dicas de Sabores da Mesa