Dicas de Legumes e Verduras

07/08/2018

É indispensável em sua dieta verduras e legumes, mas também é necessário que se tome certos cuidados em seu preparo por isso vai aqui umas dicas:

01- Lave as verduras e legumes sempre em água corrente.

02- Evite picá-los muito antes de serem consumidos, utilize facas inoxidáveis.

03- Os legumes  e verduras devem ser temperados somente na hora de servir.

04- Os pimentões quando empregados em molhos ou ensopados, devem sempre que possível, ser descascados, para isso ferve-o.

05- Os tomates frescos, a serem utilizados em molhos ou ensopados, devem ser chamuscados em fogo forte e depois descascados, logo depois retire as sementes.

06- A berinjela, tanto recheada como frita, grelhada ou ensopada, deve ser consumida de preferência com a casca.

07- A compra de legumes e verduras deve ser feitas seguindo sempre os produtos da safra, porque são de melhores qualidades e podem ser encontrados com melhores preços, mesmo tem que saber escolher.

08- Cenouras: as melhores são firmes e têm cor uniforme.

09- Pepino: prefira os de casca verde escura.

10- Espinafre: escolha sempre os de folhas verdes e firmes, o espinafre fresco se caracteriza pelo ruído seco quando suas fibras são quebradas.

11- Nabo: escolhe o que tem pele lisa, e pesado, de aroma não muito intenso e de folhas rijas, as folhas do nabo também são comestíveis depois de cozidas.

12- Na hora de comprar legumes e verduras atenção para os de tamanho demasiadamente pequeno, geralmente isso indica que eles ainda não atingiram seu ponto ideal de crescimento e nem a intensidade do seu sabor.

13- Acelga - As folhas de acelgas podem substituir o espinafre, em relação aos quais apresentam a vantagem de poderem ser facilmente adquiridos durante o ano.

14- Vagem - Para o cozimento da vagem, deve-se colocar água o suficiente para cobrir o fundo da panela, porque ele é um vegetal que libera muita água enquanto cozinha. 

15- Um grande número de dona-de-casa usa água salgada para lavar legumes e verduras, não é esse o processo mais recomendável, junte à água uma colher (sobremesa) de ácido bórico e outra de vinagre, com isso, você terá certeza de que ficaram perfeitamente limpos e livres de pequenos insetos, que podem estar entre as folhas.

16- Cozinhe legumes e verduras, sempre que possível, só na hora de servir, quando atingir a fervura, reduza o fogo. O fogo brando deixa mais gostosos os alimentos.

17- Não use bicarbonato de sódio para conservar a cor verde das verduras, um pouquinho de açúcar faz o mesmo efeito e não destrói certas propriedades nutritivas.

18- Dicas para você aproveitar melhor a couve-flor: Uma couve-flor de tamanho médio rende 3 a 4 porções,

A couve-flor não escurecerá ao ser cozida, se você adicionar um pouco de açúcar ou vinagre à água.

Uma couve-flor inteira deve ser cozida durante 8 minutos em água e sal, antes de ser usada em receitas que vão ao forno ou em frituras, em seguida, coloque-a numa vasilha com água fria para que fique mais firme.


Ver Mais Receitas


Em uma panela, derreta a manteiga, junte a metade da cebola e a maçã, e deixe refogar, mexendo sempre. Acrescente a abóbora e refogue por alguns minutos.
Bata no liquidificador até obter um creme. Volte ao fogo, junte o gengibre e acerte o sal. Reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o restante da cebola e o alho. ...

Peixe Rolê

09/08/2018

8 filés de linguado ou pescada branca ( 1 kg)