Dicas de Como Manusear uma Churrasqueira

10/11/2018

Utilizar a churrasqueira parece algo simples, afinal é só acender o fogo e colocar a carne assar. Mas, na verdade, não é somente isso, para fazer um bom churrasco é preciso conhecer algumas técnicas e modos de preparo, para que a sua refeição fique saborosa.

Para os iniciantes que desejam assar uma carne ou até mesmos deliciosos vegetais na churrasqueira, separamos algumas dicas valiosas para impressionar os amigos e a família!

Confira nossas dicas e torne-se um especialista em churrasqueira e, é claro, em churrasco!

Fácil e prático: como manusear a churrasqueira

A churrasqueira exige alguns conhecimentos na hora de usar, dicas simples fazem toda a diferença na hora do preparo, siga todas elas!

1. A pressa é inimiga da perfeição

Pare tudo o que você está fazendo, respire, isso mesmo, já vá treinando para não sair apressado no seu churrasco querendo que a carne fique pronta em 15 minutos. Um churrasco feito às pressas prejudica a qualidade.

2. Cuidado para não fazer fogo demais

Incendiar a churrasqueira não é sinônimo de que você é um especialista em churrasco, pelo contrário, é muito perigoso e super amador. Para um brasa considerada ideal, ela precisa de muito ar circulando, então espalhe bem o carvão dentro da sua churrasqueira.

3. Cada carne tem o seu tempo

Existem diversos tipos de carnes e cada uma leva um tempo diferente de cozimento, atente-se a este detalhe e deixe na sua churrasqueira uma área com calor mais intenso (a base) para cortes com espessura menor, que assam mais rápido e para os cortes que necessitam de mais tempo de cozimento, o local deve ser com calor menos intenso (parte superior).

4. Muita atenção

Com a carne colocada na brasa, todos os segundos para o seu cozimento contam, então, deixa a carne assar no seu tempo, evite ficar mexendo no fogo o tempo todo, deixe que a própria churrasqueira e a brasa trabalhem por você.

Agora que você já tem os conhecimentos básicos de como manusear uma churrasqueira, que tal aprender a fazer o fogo ideal para o seu churrasco? Confira!

As melhores técnicas para começar o fogo

Saber acender o fogo é o passo principal para assar a carne de forma homogênea, sem queimá-la por fora ou deixá-la crua por dentro. Hoje em dia, existem diversas opções para iniciar o fogo, nós separamos as melhores para você!

  • Acendedor automático

Muito prático e fácil, principalmente para o iniciantes, o acendedor automático é um tipo de ferro que você coloca na churrasqueira em meio ao carvão e pluga na tomada, em cerca de 5 minutos a brasa se inicia.

  • Álcool puro

Ao utilizar o álcool puro (pode ser líquido ou em gel) como forma de acendimento, você deve tomar muito cuidado. Espalhe os pedaços de carvão no fundo da churrasqueira e despeje uma boa quantidade de álcool, espere o carvão absorve-lo, em seguida acenda um fósforo, ateie fogo em um papel e, de longe, jogue-o dentro da churrasqueira. Pronto! A sua brasa já irá começar a acender.

  • Papelão

Para esta técnica rasgue 3 pedaços de papelão do saco de carvão e faça um cone com cada um, se a sua churrasqueira for grande, utilize mais pedaços. Em seguida coloque óleo de cozinha e acenda, o processo de pegar fogo no papelão com óleo pode demorar um pouco, após o contato com o carvão a sua brasa estará pronta de 5 min à 10 min.


• 200G DE FILÉ-MIGNON (CORTADO EM TIRAS)
• 1 DENTE DE ALHO (AMASSADO)
• 80G DE CEBOLA (FINAMENTE PICADA)
• 30ML DE AZEITE
• SAL A GOSTO
• PIMENTA-DO-REINO A GOSTO
• 80ML DE DEMI-GLACÊ
• 150ML DE CERVEJA ESCURA

Que tal uma receita da maravilha? Hoje preparamos uma receita especial e saborosa, Picanha Recheada. Mas, não é uma simples receita, é recheada, para dar aquele sabor único e exclusivo, e deixar um gostinho de quero mais. Confira a receita:

Cozinhe a mandioca até ficar macia. Passe por um moedor e acrescente o leite, o requeijão e 20 g de queijo ralado. Leve ao fogo até obter a consistência de um purê e reserve. Tempere a carne, junte o azeite e frite-a. Em seguida, coloque a cebola, o alho e deixe refogar por 5 minutos. Por último, acrescente o cheiro...


O sabor intenso do Unique 70% também faz harmonizações com receitas salgadas! Nessa, preparamos um molho de chocolate e jabuticabas para acompanhar costelinhas de porco assadas!



O Bolinho de Arroz é uma tradicional iguaria brasileira, famosa nos pratos de todas as regiões do Brasil. Apesar de saborosíssimo é possível deixa-lo ainda mais gostoso, o queijo prato Dona Beja é um excelente ingrediente para incrementar o bolinho de arroz e fazer você ter ainda mais sucesso quando reunir a família e os amigos. Confirma essa ótima...

Misturar os ingredientes secos e, em seguida, adicionar o caldo na farinha ao poucos e amassar bem, se precisar colocar mais água morna.