Dicas de Como Manusear uma Churrasqueira

10/11/2018

Utilizar a churrasqueira parece algo simples, afinal é só acender o fogo e colocar a carne assar. Mas, na verdade, não é somente isso, para fazer um bom churrasco é preciso conhecer algumas técnicas e modos de preparo, para que a sua refeição fique saborosa.

Para os iniciantes que desejam assar uma carne ou até mesmos deliciosos vegetais na churrasqueira, separamos algumas dicas valiosas para impressionar os amigos e a família!

Confira nossas dicas e torne-se um especialista em churrasqueira e, é claro, em churrasco!

Fácil e prático: como manusear a churrasqueira

A churrasqueira exige alguns conhecimentos na hora de usar, dicas simples fazem toda a diferença na hora do preparo, siga todas elas!

1. A pressa é inimiga da perfeição

Pare tudo o que você está fazendo, respire, isso mesmo, já vá treinando para não sair apressado no seu churrasco querendo que a carne fique pronta em 15 minutos. Um churrasco feito às pressas prejudica a qualidade.

2. Cuidado para não fazer fogo demais

Incendiar a churrasqueira não é sinônimo de que você é um especialista em churrasco, pelo contrário, é muito perigoso e super amador. Para um brasa considerada ideal, ela precisa de muito ar circulando, então espalhe bem o carvão dentro da sua churrasqueira.

3. Cada carne tem o seu tempo

Existem diversos tipos de carnes e cada uma leva um tempo diferente de cozimento, atente-se a este detalhe e deixe na sua churrasqueira uma área com calor mais intenso (a base) para cortes com espessura menor, que assam mais rápido e para os cortes que necessitam de mais tempo de cozimento, o local deve ser com calor menos intenso (parte superior).

4. Muita atenção

Com a carne colocada na brasa, todos os segundos para o seu cozimento contam, então, deixa a carne assar no seu tempo, evite ficar mexendo no fogo o tempo todo, deixe que a própria churrasqueira e a brasa trabalhem por você.

Agora que você já tem os conhecimentos básicos de como manusear uma churrasqueira, que tal aprender a fazer o fogo ideal para o seu churrasco? Confira!

As melhores técnicas para começar o fogo

Saber acender o fogo é o passo principal para assar a carne de forma homogênea, sem queimá-la por fora ou deixá-la crua por dentro. Hoje em dia, existem diversas opções para iniciar o fogo, nós separamos as melhores para você!

  • Acendedor automático

Muito prático e fácil, principalmente para o iniciantes, o acendedor automático é um tipo de ferro que você coloca na churrasqueira em meio ao carvão e pluga na tomada, em cerca de 5 minutos a brasa se inicia.

  • Álcool puro

Ao utilizar o álcool puro (pode ser líquido ou em gel) como forma de acendimento, você deve tomar muito cuidado. Espalhe os pedaços de carvão no fundo da churrasqueira e despeje uma boa quantidade de álcool, espere o carvão absorve-lo, em seguida acenda um fósforo, ateie fogo em um papel e, de longe, jogue-o dentro da churrasqueira. Pronto! A sua brasa já irá começar a acender.

  • Papelão

Para esta técnica rasgue 3 pedaços de papelão do saco de carvão e faça um cone com cada um, se a sua churrasqueira for grande, utilize mais pedaços. Em seguida coloque óleo de cozinha e acenda, o processo de pegar fogo no papelão com óleo pode demorar um pouco, após o contato com o carvão a sua brasa estará pronta de 5 min à 10 min.



Os assados são as estrelas das ceias, mas todo cuidado é pouco para que não fiquem ressecados, especialmente o lombo, por ser uma carne com pouca gordura. Uma dica de ouro é marinar o lombo por, pelo menos, 12 horas antes de assá-lo. Isso, e o forno na temperatura certa, garantem a suculência da peça. Aqui ele aparece em uma...


Nós do Sabores da Mesa depois de muitos estudos e pesquisas, reunimos em apenas uma única página diversas sugestões de Receitas de Filé de Frango, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual receita combina mais com seu paladar.


Nós do Sabores da Mesa não podíamos deixar de ensinar a Fazer um Delicioso Croquete de Carne Seca com Queijo, uma receita muito simples e fácil de fazer mas muito saborosa.