Crumble de Banana

20/04/2019

Ingredientes

  • 10 bananas orgânicas Taeq maduras - 800 g
  • Suco de 1/2 limão Orgânico Taeq
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo Taeq - 220 g
  • 1 xícara (chá) de aveia Taeq - 100 g
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 de xícara (chá) de castanha do Pará Taeq picada - 55 g
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco - 100 g
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar de coco ou açúcar demerara orgânico Taeq - 150 g
  • Óleo de coco para untar
  • Normalmente bate aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, né? O bom é quando conseguimos preparar uma sobremesa saborosa e ao mesmo tempo saudável. O crumble de banana, por exemplo, é o doce perfeito para este caso. De origem britânica, ele é um tipo de torta rústica feita a base de frutas e outros ingredientes benéficos (como óleo de coco, canela e castanha do pará). Quer aprender a preparar essa sobremesa dos deuses? É só seguir o passo a passo abaixo!

    Modo de preparo

    Com um garfo, amasse as bananas e misture o suco de limão;

    Reserve e, depois, em uma tigela, coloque a farinha, a aveia, a canela, a castanha do Pará, o óleo de coco e o açúcar;

    Com as pontas dos dedos, trabalhe a massa até formar uma farofa com gruminhos;

    Coloque metade da farofa em uma forma de 22cm de diâmetro com fundo removível, levemente untada com óleo de coco;

    Pressione forrando toda a sua extensão e, por cima, coloque a banana amassada;

    Cubra com o restante da farofa e leve ao forno preaquecido a 200 graus e deixe dourar.

    Banana é rica em potássio, vitamina A e fibras solúveis

    Dentre as frutas mais saborosas e consumidas pelos brasileiros, a banana se destaca pela grande quantidade de potássio que possui. Esse mineral ajuda a manter a saúde dos músculos (evitando as cãibras) e também a estabilizar os batimentos cardíacos, pois tem grande participação na contração muscular.

    Além disso, a banana também tem alto teor de vitamina A, conhecida por melhorar a saúde dos olhos, pois evita doenças relacionadas à visão. Outro ponto positivo é que essa fruta também é rica em fibras solúveis - substâncias que ajudam a retardar o processo de absorção dos carboidratos, prolongando a sensação de saciedade.

    Suco de limão é rico em antioxidantes e vitamina C

    No grupo das frutas cítricas, o limão é um dos alimentos que mais se destaca. Ele é rico em vitamina C e antioxidantes - por isso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico (evitando gripes e resfriados) e também inibe a atuação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento da pele, dos cabelos e das células de forma geral. Além disso, essa fruta também é fonte de ferro, atua como diurético e ajuda a desintoxicar o organismo.

    Aveia é fonte de fibras e sais minerais

    Sabia que a aveia é uma da principais fontes de fibras que existem? Por isso, ela ajuda a regular o funcionamento do intestino e também é ótima para quem quer perder peso, pois prolonga a sensação de saciedade.

    O lado bom é que a aveia pode ser usada no preparo de diversas receitas: vitaminas, smoothies, tortas, bolos e como ingrediente para misturar no iogurte (fica uma delícia!). Outro ponto positivo é que a aveia também é rica em sais minerais fundamentais para o corpo, como o cálcio, fósforo, zinco, magnésio e potássio.

    Óleo de coco é altamente nutritivo

    Você já deve ter ouvido falar em como o óleo de coco é rico em substâncias hidratantes e antioxidantes. Aliás, esse ingrediente pode ser usado de inúmeras formas: no preparo de receitas (pães, bolos e tortas) e também como máscara para cabelo e pele, devido às suas propriedades hidratantes. Ele também é considerado um alimento nutritivo, é rico em vitaminas e tem efeito anti-inflamatório no organismo.

    Castanha do pará é rica em selênio e fibras

    Pertencente ao grupo das oleaginosas, a castanha do pará se destaca por ser rica em selênio, mineral que auxilia na saúde cerebral e também é fonte de antioxidantes, ajudando no sistema de defesa do nosso corpo. Além disso, a castanha do pará (assim como as oleaginosas, de modo geral) também é uma fonte importante de fibras, de modo que auxilia no funcionamento do sistema digestivo.