Como Preparar uma Deliciosa Carne Assada no Forno

10/11/2018

A carne assada é um prato bastante popular entre as famílias brasileiras. Perfeita para um almoço de domingo, ela vai bem com diversos acompanhamentos. Como é preparada no forno, é uma opção mais fácil para aqueles que não dominam as técnicas de churrasco e fazem questão de preparar uma boa carne.

Aqui nesse post você verá dicas de quem conhece bem o assunto, aprendendo técnicas e macetes para preparar uma carne assada macia e deliciosa no forno.

Além disso, mostraremos os melhores temperos para esse prato que é campeão nos almoços de final de semana. Confira as nossas dicas e faça uma receita deliciosa!

Primeiro passo: a escolha do corte

Para fazer uma carne no forno e ela não ficar ressecada e sem graça, é importante escolher uma peça de carne marmorizada. Isto é, com bastante gordura entremeada, pois é isso que vai garantir maciez e sabor ao preparo.

Como já citamos no nosso post sobre os cortes de carne bovina, os mais indicados para assados são: fraldinha, capa de filé, acém, lagarto, coxão mole, coxão duro, costela, contra-filé, maminha, alcatra e, para receitas especiais, filé mignon e picanha.

Segundo passo: o tempero

Temperar com os ingredientes certos é outro ponto crucial para ter um ótimo resultado. A técnica mais indicada para temperar peças grandes de carne que vão ser assadas é a marinada.

Prepare uma marinada com azeite ou óleo de girassol, sal, pimenta do reino moída, um ramo de alecrim, folhas de sálvia e vinho branco seco. Caso a marinada seja feita no dia anterior, deixe para colocar o sal apenas na hora.

A gordura presente na marinada é importante para o tempero entrar na carne e deixar o sabor, mantendo-a suculenta e macia. Além de tudo, a gordura faz com que a carne fique dourada por fora.

Terceiro passo: otimize o forno com acompanhamentos

Aproveite que vai usar o forno e coloque os seus acompanhamentos preferidos no recipiente da carne assada.

Pode ser batata, cebola, alho, cenoura, o importante é que esses ingredientes assem junto e peguem o sabor do caldo que a carne soltará ao longo do cozimento. Com tudo isso já pronto, é só fazer um arroz, macarrão, salada ou farofa para completar a receita.

Uma dica aqui é aproveitar as cascas dos tubérculos, pois ficam com um sabor ainda mais especial no forno.

Quarto passo: o segredo da carne assada

Depois de montar o recipiente com a carne temperada e os acompanhamentos, vem a parte que é o grande segredo das carnes assadas no forno.

Cubra o fundo do recipiente com água, pode incluir vinho branco ou cerveja para potencializar o sabor. Depois disso, envolva-a com papel manteiga e, em seguida, cubra a forma com papel laminado.

Essa técnica forma uma espécie de "panela de pressão" no forno, amaciando a carne e garantindo o cozimento perfeito.

Depois de seguir todos esses passos, você terá uma deliciosa carne assada, bem temperada, desmanchando na boca e com acompanhamentos cheios de sabor.



Nós do Sabores da Mesa depois de muitos estudos e pesquisas, reunimos em apenas uma única página diversas sugestões de Receitas de Filé de Frango, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual receita combina mais com seu paladar.


Os assados são as estrelas das ceias, mas todo cuidado é pouco para que não fiquem ressecados, especialmente o lombo, por ser uma carne com pouca gordura. Uma dica de ouro é marinar o lombo por, pelo menos, 12 horas antes de assá-lo. Isso, e o forno na temperatura certa, garantem a suculência da peça. Aqui ele aparece em uma...