Como Fazer Leite de Soja

28/11/2018

O Que é Leite de Soja?

O leite de soja é um derivado da leguminosa que lhe dá o nome. Ele é conseguido a partir de soja com água e vapor aquecido por um período de tempo entre 15 e 20 minutos.

Posteriormente, alguns minerais, tais como o cálcio e outras vitaminas são adicionados. Alguns especialistas consideram que essa bebida não deve ser chamada de "leite", embora pareça semelhante.

O leite de soja possui quantidades consideráveis de vitamina A e E, fitoesteróis e polifenóis. Tem muitas vantagens nutricionais, proteínas e elementos antioxidantes benéficos para o organismo.

É um alimento isento de colesterol e quase sem nenhuma caloria e gordura, dos quais 20% são ácidos graxos saturados e poliinsaturados.

Propriedades do Leite de Soja


Esta bebida é feita a partir de uma base de soja selecionada. Em seguida, ela é submetida a tratamentos térmicos para aumentar seus valores nutricionais, sendo complementada com vitaminas e minerais.

Finalmente é esterilizada e homogeneizada. O resultado final é um líquido com um visual semelhante ao leite, sem sabor, que pode ser combinado com outros produtos.

Benefícios do Leite de Soja Para o Organismo


Antes de aprende Como Fazer Leite de Soja, é necessário conhecer seu benefícios.O leite de soja, sem colesterol, é benéfico para o coração e para o sistema circulatório.

Pode ajudar a prevenir a osteoporose, fornecendo cálcio ao osso, embora esse não seja o único fator importante.

A osteoporose também depende da matriz orgânica do osso, mas o leite de soja contribui na prevenção dessa patologia. É um produto ideal para aqueles que têm alergia às proteínas do leite de vaca e aquelas que são intolerantes à lactose.

Como Fazer Leite de Soja Em Sua Casa

Ingredientes:

  • 1 xícara de soja amarela orgânica;
  • 2 colheres de sopa de mel ou açúcar;
  • 1/4 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de baunilha (opcional).

Modo de preparo:

Mergulhe o feijão de soja durante a noite em uma tigela grande;
Na manhã seguinte, descarte os grãos que não amoleceram ou expandiram;
Lave a soja e jogue fora as peles soltas;
Coloque os grãos com 2 a 3 xícaras de água no liquidificador;
Moa até que vire um purê macio. Adicione mais água, conforme necessário;
Coe a polpa com uma peneira, pressionando o feijão de soja para remover o leite;
Coloque o leite de soja com 2 a 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver. Mexa e remova a espuma;
Cozinhe em fogo brando, mexendo ocasionalmente, por cerca de 20 minutos. Adicione mais água conforme necessário;
Incorporar mel ou açúcar a gosto. Se você gosta de baunilha, pode adicionar um pouco também;
Resfrie o leite e guarde na geladeira.

Notas e Sugestões Para Fazer Leite de Soja Em Casa


Uma vez que o leite de soja não contém lactose, é um bom substituto para aqueles que têm intolerância à lactose. É também um substituto fácil e delicioso para vegetarianos e veganos, pois é uma bebida à base de plantas e não inclui leite de vaca.

A soja é uma proteína completa, que é rara para um alimento à base de plantas. Tem quantidades significativas de proteínas e relativamente com baixo teor de gordura em comparação com o leite de vaca.

Também não contém colesterol, sendo assim, torna-se perfeito para pessoas com problemas de saúde. A soja contém isoflavonas que, em alguns casos, demonstraram reduzir o colesterol "ruim". Contudo, não possui vitaminas B ou cálcio.

Agora que você já sabe Como Fazer Leite de Soja e seus benefícios, siga essas dicas para complementar seu consumo:

Use leite de soja ao invés de leite de vaca com aveia ou cereais no desjejum. Portanto, esta receita que mostramos acima de Como Fazer Leite de Soja em casa será útil;
Use leite de soja em seu café ou chá;
Prepare panquecas e waffles com leite de soja adoçado com baunilha para um desjejum mais leve;
Use leite de soja em batidas com frutas e / ou suco e gelo;
Use leite de soja e molho de maçã para fazer bolinhos e assados úmidos e com pouca gordura;
Substitua o leite de vaca por leite de soja em molhos cremosos ricos em nutrientes, que não contenham colesterol, gorduras e calorias.

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