Como Fazer Kefir

10/12/2019

O Kefir tem uma aparência semelhante a de um leite coalhado, mas com sabor parecido com o de iogurte, o kefir é fruto de fermentação de micro-organismos benéficos que agem como antibióticos naturais, matando bactérias ruins e cultivando as boas.

Além de ajudar na dieta, o alimento ainda aumenta o sistema imunológico, melhora as flora intestinal e até combate a candidíase.

Um dos aspectos interessantes do Kefir é que ele não é vendido, mas sim compartilhado para ser cultivado em casa.

O modo de preparo do Kefir é super simples, porém é necessário ter atenção às Medidas.

Utilize 1 colher (sopa) dos grãos de Kefir para cada meio litro de leite morno.

Lembrando, que quando cultivados da maneira correta, os grãos de Kefir praticamente dobram seu tamanho, então é necessário ficar atento ao tamanho do pote onde eles serão armazenados.

É preciso atenção também em relação ao material utilizado para o preparo do seu Kefir.

É importante que eles não sejam de alumínio nem de nenhum tipo de metal, já que esses materias podem danificar as propriedades dos fungos e acabar com todos os benefícios do Kefir.

Em um pote de vidro com tampa de rosca, coloque os grãos de Kefir ( lembre-se 1 colher de sopa dos grãos para cada neio litro de leite morno) e adicione o leite.

Agora, tampe o pote com a ajuda de um pano limpo.

Isso mesmo, um pano!

Esse processo é importante, já que uma tampa comum não permite que entre ar dentro do pote, o que pode fazer o seu leite azedar.

Ao utilizar um pano limpo, a entrada de ar fica bem mais fácil.

Utilize um elástico para prender o pano ao pote.

Guarde esse pote em um lugar escuro por 24 horas.

Não o guarde dentro da geladeira.

A baixa temperatura não permite que o processo de fermentação aconteça.

Depois do tempo marcado, abra o pote e coe o leite.

Lembre-se de utilizar uma peneira de plástico e não de metal.

Com o auxílio de uma colher, vá removendo os fundos e coando o leite até extrair bastante líquido.

Esse líquido deve ser armazenado em outro pote de vidro assim que for coado.

Pronto, sua bebida Kefir está pronta para ser consumida.

Há pessoas que preferem adoçar com açúcar ou colocar canela.

Se você quiser uma consistência mais firme, semelhante à consistência do Iogurte, coloque por algumas horas na geladeira e pronto agora só consumir.

Benefícios do Kefir 

Por ser um alimento probiótico, os principais benefícios  do Kefir são:

Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trênsito intestinal.

Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças.

Facilitar a digestão.

Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixas calorias.

Combater a osteoporose, por ser rico em cálcio.

Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. Pylori.

Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino.

Como usar o Kefir para emagrecer.

O Kefir é um alimento baixo em calorias pois 100 g têm apenas 37 calorias, sendo uma boa opção para usar em dietas para emagrecer.

Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso.

Pode-se consumir 1 vez por dia, no café da manhã ou no lanche, por exemplo.

Para que o sabor fique mais agradável pode-se adoçar um pouquinho de mel ou adicionar frutas como banana ou morango, em forma de vitamina.

O Kefir ajuda a soltar o intestino e por isso ao evacuar com mais regularidade é possível notar que a barriga fica menos inchada logo na primeira semana, pois ele melhora a digestão e combate a prisão de ventre, mas para que o emagrecimento seja duradouro deve-se seguir uma dieta para emagrecer e praticar exercícios regularmente.