Como Economizar Energia Elétrica

26/09/2018

Economizar energia é uma preocupação de todos nós brasileiros e como conhecimento de alguns eletrodomésticos uns consomem mais outros menos, o certo é adotarmos um método simples de medida de energia e assim contribui com a economia de energia.

ELETRODOMÉSTICOS:

REFRIGERADOR:

Só abra a geladeira quando for realmente precisar de algum alimento, sempre mantenha longe do fogão, colocar no lugar mais ventilado da cozinha, hoje você encontra o selo de indicação de energia de preferência para esses modelos, lembrando também nunca guarde alimentos quentes dentro da geladeira.

Sempre cheque se a borracha da porta está boa, faça o teste do papel, prenda uma folha na porta, se ao ser puxada sair facilmente é sinal que a borracha precisa ser trocada.

LAVADORA DE ROUPAS:

A lavadora de roupas possui um filtro que precisa ser limpado regularmente, para evitar um desperdício de energia defina sempre uma dia certo para lavar suas roupas, e lembrando de colocar a dose certa de sabão assim não precisa repetir o enxague.

AR CONDICIONADO:

Com os dias quentes é impossível ficar sem ligar o ar condicionado, ele possui filtro e precisa ser limpo regularmente, assim em perfeito estado economizará energia, sempre que você eestiver com o ar condicionado ligado sempre deixe as portas e janelas fechadas.

FERRO ELÉTRICO:

Junte todas as roupas a ser passadas, aí você passa todas de uma vez, quando o ferro esquenta você pode ir passando as roupas mais macias e delicadas, mais uma dica importante não ligue o ferro quando outros aparelhos elétricos estiverem ligados, assim você irá economizar muito mais energia.

TELEVISÃO:

Quando ninguém estiver assistindo, não a motivo para a TV estar ligada, como muitas pessoas dormem com a televisão ligada, deixe programada para desligar automaticamente.

COMPUTADOR:

Os computadores possuem configurações com economia de energia, sempre deixem essas configurações atualizadas, nunca deixem o visor ligado quando forem sair do ambiente, assim você usando corretamente irá economizar energia, fazendo o bem para o planeta e para seu bolso.

Dicas Sabores da Mesa

1 - Evite apagar e acender as luzes o tempo todo, porque algumas lâmpadas consomem mais energia quando ligam.

2 - Quando você for pintar as paredes de sua casa, pintem com cor claras assim o ambiente fica iluminado apenas com a luz do sol.

3 - Quando puder use o ventilador ao invés do ar condicionado, podendo chegar a uma economia de 25% em média.

4 - Sempre que você puder limpe bem o congelador ou o freezer com o acumulo do gelo pode fazer o aparelho gastar mais energia.

5 - Troquem suas lâmpadas por led.

6 - Chuveiro - tome banhos de no máximo 10 minutos, coloque a chave na posição verão para economizar energia, sempre que puder limpar o buracos onde a água sai, para aumentar a vazão de água, quando sua resistência queimar nunca fazem remendos além de perigoso, desperdiça muita energia.