Como Acabar com Espinhas

12/12/2018

Espinha: O Que é e Por que Surge

Na prática, é de conhecimento geral o que são espinhas, afinal de contas cada um de nós já teve ou ainda as tem seja no rosto, ombros ou costas. Porém, talvez o conceito não seja tão conhecido assim.

Uma espinha surge quando um folículo capilar é obstruído por óleo ou células que morreram e ficaram ali, ocasionando uma inflamação. Há dois tipos:

Externa: fica exposta, normalmente com pus. Apesar de não ser recomendado, algumas pessoas acham que tem como acabar com as espinhas espremendo-as (apertando). Esse é um ato comum, mas pode levar a uma infecção ainda maior.

Interna: está embaixo da pele e se caracteriza por um caroço avermelhado dolorido, que aumenta quando a pessoa tenta espremer (apertar). Normalmente, ocorre com menor frequência do que a espinha interna.

Como Acabar Com as Espinhas

Como expliquei mais acima, esse é um problema que pode ter causas hormonais, aparecendo principalmente em pele oleosa. Se esse for o seu caso, uma das sugestões é:

Sabonete antibacteriano: faz uma limpeza profunda do rosto (ou das outras regiões onde é aplicado), sendo, portanto, um dos métodos de como acabar com as espinhas. Um dos sabonetes que parece surtir resultado é o Asepxia.

Alimentação: reduzir a ingestão de alimentos gordurosos, beber bastante água e líquidos que ajudem a limpar o intestino também é eficaz. Algumas frutas (mamão, por exemplo) são bem-vindas.

Tratamentos Caseiros

Há alguns remédios caseiros para espinha conhecidos popularmente. Entretanto, sua eficácia não é comprovada e o uso não é aconselhável. A melhor forma de como acabar com as espinhas é procurando um dermatologista e seguindo as recomendações desse profissional da saúde. Veja abaixo quais são esses tratamentos caseiros:

Limpeza de pele com mel (ou sabonete) e fubá: basta misturar os ingredientes e passar no local, massageando e sentindo a esfoliação. Isso ajuda a limpar os folículos e diminui a oleosidade.

Pasta de dente com maizena: você só precisa aplicar o creme dental e depois colocar o amido de milho, deixando agir por algumas horas. Isso ressecará a acne. Se terá como acabar com as espinhas, só mesmo depois de experimentar.