Bolo Jaffa Branco

26/08/2018

155 g de chocolate branco

250 g de manteiga em pedaços

1 xícara de açúcar

3 ovos levemente batidos

2 colheres de sopa de casca de laranja ralada

1 colher de sopa de licor de laranja

2 1/2 xícaras de farinha com fermento peneirada

1/4 de xícara de leite

açúcar de confeiteiro peneirado 

tiras carameladas de casca de laranja para decorar

MODO DE PREPARO:

1 - Derreta o chocolate branco em uma vasilha em banho-maria. Mexa sempre, até que o chocolate derreta e fique liso. Retire o chocolate do fogo e deixe esfriar um pouco.

2 - Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar, até obter um creme leve, que forme bolhas. Batendo sempre, acrescente os ovos, um a um. Junte a casca de laranja, o licor, o chocolate já frio e misture.

3 - Acrescente a farinha e o leite e misture. Coloque a massa em uma fôrma canelada, com furo no meio, de 23 cm e levemente untada, e asse por 30 minutos.

4 - Deixe o bolo repousar na fôrma por 5 minutos e desenforme sobre uma grade para esfriar. Decore com açúcar de confeiteiro e tiras carameladas de casca de laranja.

Dica - Para preparar as cascas de laranja, corte a casca em tirar bem finas e coloque-as na água fervente por 2 minutos e escorra. Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de água, quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente as tiras de casca de laranja e deixe ferver por 8 a 10 minutos, ou até que a água evapore e as tiras fiquem transparentes. Seque em papel absorvente.