Bolo de Batata Doce e Coco

26/08/2018

INGREDIENTES:

250 g de manteiga amolecida

3/4 de xícara de açúcar

2 colheres de sopa de casca de limão ou de lima, ralada fino

2 colheres de chá de canela

3 gemas e 3 claras

250 g de batata doce amassada

45 g de coco ralado

1 xícara de farinha

1 xícara de farinha com fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

coco ralado grosso e tostado

casca de limão ou limão em tirinhas carameladas

CREME E RECHEIO DE LIMÃO

250 g de queijo cremoso amolecido e picado

1/2 de xícara de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sopa de suco de lima ou limão

MODO DE PREPARO:

1 - Em uma tigela, junte a manteiga, o açúcar, a casca de lima ou limão e a canela e bata até obter um creme leve, que forme bolhas. Sempre batendo, acrescente as gemas, uma a uma.

2 - Acrescente a batata doce e o coco e misture bem. Peneire juntos a farinha, a farinha com fermento e o bicarbonato de sódio e acrescente à mistura de batata-doce.

3 - Bata as claras em neve e acrescente à mistura de batata doce.

4 - Divida a massa e asse em duas formas redondas de 20 cm de diâmetro, forradas com papel manteiga e untadas, e asse por 30 minutos. Deixe os bolos repousarem na fôrma por 5 minutos e desenforme sobre uma grade para esfriar.

5 - Para fazer o recheio, junte o queijo cremoso, o açúcar de confeiteiro e o suco de lima ou limão em uma tigela e bata até obter um creme liso.

6 - Para montar o bolo, corte os dois bolos ao meio, na horizontal. Coloque uma das camadas de bolo em um prato de servir e cubra com um quarto de recheio. Vá montando o bolo com as demais camadas e o recheio: a última camada deve ser de recheio. Decore com o coco e as tirinhas carameladas de casca de lima ou limão.

Dica - Nesta Receita, a bata doce por ser substituída por cenoura. Bolos cremosos e úmidos como este nem sempre saem facilmente da fôrma. É conveniente forrar a fôrma com papel manteiga e untar. As tirinhas carameladas de casca de laranja, limão ou lima podem ser compradas prontas ou, se preferir, você pode prepará-las.