Bolo com Calda de Limão

26/08/2018

125 g de manteiga amolecida

1 xícara de açúcar

2 colheres de chá de casca de limão ralada

2 ovos levemente batidos

1 1/2 xícara de farinha com fermento peneirada

45 g de coco ralado

1 1/4 xícaras de creme azedo

90 ml de leite

CALDA DE LIMÃO

90 ml de caldo de limão

3/4 de xícara de açúcar

1/4 de xícara de água

MODO DE PREPARO:

1 - Bata a manteiga com o açúcar e a casca ralada de limão até obter um creme leve e que forme bolhas. Aos poucos, acrescente os ovos.

2 - Junte a farinha e o coco ao creme de manteiga. Acrescente o creme azedo e o leite e mexa até misturar, coloque a massa em uma fôrma canelada, de furo no meio, de 23 cm de diâmetro, untada, e asse por uma hora.

3 - Para a calda, coloque o suco de limão, o açúcar e a água em uma panela e cozinhe, em fogo brando, mexendo sempre, até o açúcar ficar completamente dissolvido. Aumente o fogo e ferva por 4 minutos ou até a calda começar a engrossar.

4 - Despeje metade da calda quente sobre o bolo ainda na fôrma e deixe repousar por 4 minutos. Vire o bolo no prato em que será servido e coloque por cima o restante da calda.

Dica - Para distribuir bem a calda sobre o bolo ainda na fôrma e para que ela seja bem absolvida, use uma colher e deixe a calda cair lentamente. Para enfeitar, corte tirinhas longas e finas de casca de limão e ferva-os em uma calda de limão e açúcar até ficarem transparentes. Escorra-as e, ainda quentes, coloque-as sobre o bolo. Este bolo pode ser servido como sobremesa, ainda morno, com chantilly.