Bavarois de Chocolate

17/09/2019

Ingredientes:

Bavarois:
1.75 xícara (chá) de creme de leite fresco (350 ml)
4 xícaras (chá) de leite (800 ml)
8 gemas passadas pela peneira
1.5 xícara (chá) de açúcar (240 g)
1 colher (sopa) de gelatina incolor em pó (12 g) dissolvida em 3 colheres (sopa) de água fresca
1 embalagem de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto (500 g)

Calda de framboesa:
400 g de polpa de framboesa
1 xícara (chá) de açúcar (160g)
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo dos Bavarois de Chocolate

Misture o creme de leite junto com 150 ml do leite (3/4 xícara de chá) e leve à geladeira. Ferva o restante (650 ml)

Bata bem as gemas com o açúcar e despeje aos poucos o leite quente, mexendo sempre. Volte ao fogo baixo mexendo até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher (cerca de 6 minutos). Cuide para não ferver. Passe para uma tigela e resfrie em banho-maria frio, com gelo mexendo até ficar morno.

Retire do banho-maria, acrescente a gelatina hidratada e dissolvida em banho Maria, misturando bem. Pique o chocolate meio amargo e derreta no micro-ondas ou em banho- maria 400 g; reserve 100g para decorar.

Retire o creme de leite da geladeira e bata-o até engrossar - ponto de mingau. Adicione-o delicadamente ao creme com chocolate e coloque em uma forma grande com um furo no meio (24 cm de diâmetro por 10 cm de altura) untada previamente com óleo. Leve à geladeira por um dia.

Calda de framboesa
Leve ao fogo baixo a polpa de framboesa, o açúcar e o suco de limão. Deixe ferver por cerca de 20 minutos, até engrossar levemente.

Montagem
Para desenformar, coloque a forma em água quente por cerca de 10 segundos, vire-a sobre o prato. Sirva acompanhado com a calda de framboesa e raspas feitas com chocolate reservado.