Aprenda Mais sobre Alimentos

18/08/2018

01- Que o abacate foi usado pelos antigos povos da América Central como alimento e como creme de beleza, para o tratamento da pele. É tão, rico em óleos, proteínas e vitaminas que ainda hoje é um ingrediente indispensável  na cosmética moderna.

02- Que o abacate é uma das frutas mais nutritivas e, também, de mais alto teor calórico, cada 100 gramas de abacate contém 250 calorias, contém 30 por cento de matérias gordas, 60 por cento de água e 10 por cento de vitaminas, proteínas e sais minerais.

03- Que o açúcar chegou a ser considerado medicamento e que sua venda era exclusiva dos antigos boticários.

04- Que o açúcar só passou a ser considerado alimento na segunda metade do século XIX, altamente calórico ( 400 calorias por cada 100 gramas), o açúcar é desprovido de nutrientes ( vitaminas, sais minerais, etc.)

05- Você sabia que, na Antiga Grécia, os estudantes usavam grinaldas de alecrim para ajudar a memória durante os exames.

06- Que a alface é um alimento de fácil digestão, tem poucas calorias ( 20 para cada 100 gramas), além de vitaminas e sais minerais ( ferro e magnésio).

07- Que o alho é considerado um poderoso desinfetante. Os nômades do deserto usam os dentes de alho para se defenderem das picadas de insetos.

08- Que o arroz é mágico? Que está sempre ligado a festas? Nós, ocidentais, jogamos arroz nas noivas, desejando-lhes felicidade e fertilidade. Os japoneses comemoram a primeira papa de arroz que o bebê come aos quatro meses com grandes festividades.

09- Que o arroz é um dos alimentos mais ricos em hidratos de carbono que são fonte de energia. Tem baixo teor de gorduras e contém na casca vitaminas, principalmente as do complexo B, em compensação, tem pouquíssimo sais minerais, o que pode ser uma vantagem nas dietas de pessoas hipertensas ou com problemas renais. A água do arroz em que o arroz foi cozido é excelente no tratamento de diarreias e de gastrenterites das crianças.

10- Que a banana é duas vezes mais calóricas que a maioria das frutas ( 100 calorias por cada 100 gramas). Mas que é bem interessante do ponto de vista nutritivos, rica em sais minerais ( cálcio, magnésio, potássio, fósforo...), em vitaminas ( C, B1, B2 e PP) e em açucares. Parece que contém um hormônio regulador do sistema nervoso e que tem um alto teor de flúor, razão pela qual os povos comedores de bananas têm sempre dentes magníficos.

11- Béarnaise é um molho clássico da cozinha francesa, utilizado para acompanhar carnes, peixes e até mesmo ovos.

12- Que a cafeína é uma substância alcaloide, a trimetixantína, que está presente no café na proporção de 0,8 a 2%. Ela é estimulante, aumentando a pressão, a atividade cerebral e a secreção renal. É por isso que o abuso de café é prejudicial à saúde.

13- Os cafés descafeinados são cafés nos quais a cafeína foi eliminada através de solventes.

14- Que na Suécia é o País que mais consome café no mundo. Seus gasto chega a ser de 11 quilos por ano por habitante, mais de três vezes o consumo no Brasil.

15- Que a cenoura é um ótimo alimento? Foi tida como planta medicinal até a Renascença. É pobre em calorias e, portanto, não engorda. Mas, é muito rica em vitaminas, particularmente o caroteno, pigmento vermelho precursor da vitamina A.

16- Que o caril, também conhecido, como curry, na grafia inglesa, é uma mistura de especiarias? É originário da Índia, onde cada família tem a sua receita exclusiva para o preparo do caril.

17- Que o chocolate branco é um chocolate sem corantes e que deve conter pelo menos 20% de manteiga de cacau.

18- Que o chá tem geralmente uma concentração de cafeína maior do que o café? No café, dificilmente ela ultrapassa os 2% enquanto que, nos chás, sua participação chega a atingir 5,6%. Portanto o chá preto é tão ou mais excitante do que o café e seu consumo à noite é pouco recomendável.

19- O dendê é um óleo extraído, dos cocos de uma palmeira de origem africana, muito usado na comida baiana. Em Portugal e nos países Europeus que tem ou tiveram contato com a África, ele é conhecido como óleo de palma.


SUGESTÕES SABORES DA MESA

Misturar os ingredientes secos e, em seguida, adicionar o caldo na farinha ao poucos e amassar bem, se precisar colocar mais água morna.