Aprenda Calcular o IMC de Massa Corporal

27/10/2018

O Que é IMC?

IMC é uma sigla para Índice de Massa Corporal. O IMC é representado por um número utilizado para descobrir se a pessoa está com o peso ideal de acordo com a sua altura, e assim conseguir avaliar melhor suas condições físicas.

Esse método foi criado no fim do século 19 por um polímata chamado Lambert Quételet.

Hoje em dia esse cálculo é considerado um método eficaz e se tornou um meio de medição de obesidade internacional, utilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ao fazer essa avaliação nós conseguimos saber se a pessoa está desnutrida, abaixo do peso, se está com o peso ideal, acima do peso ou apresenta sinais de obesidade mórbida.

Com esse resultado rápido é possível traçar um acompanhamento nutricional adequado para as condições apresentadas, combatendo e evitando doenças relacionadas ao peso e uma má alimentação, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, desnutrição, AVC entre outros.

Como Calcular o IMC?


Para calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC) basta saber seu peso e sua altura, utilizando as medidas de quilogramas para o peso (kg) e metros para a altura (m), depois é só aplicar eles nessa fórmula super simples: IMC = Peso ÷ Altura X Altura.

O resultado será o seu índice de massa corporal.

Para ficar ainda mais fácil, você pode utilizar nossa calculadora virtual preenchendo os campos com suas informações para receber seu resultado de maneira precisa em poucos segundos.

O Que Significam os Resultados do IMC?

É muito importante lembrar, que independente do resultado é sempre aconselhável o acompanhamento de um nutricionista ou outro profissional da saúde, para dar sequência na avaliação. Veja abaixo os índices de massa corporal e o que eles representam:

Menor que 16 kg/m2 - Magreza gravíssima
16 a 16,9 kg/m2 - Bastante abaixo do peso
17 a 18,4 kg/m2 - Abaixo do peso
18,5 a 24,9 kg/m2 - Peso ideal
25 a 29,9 kg/m2 - Acima do peso
30 a 34,9 kg/m2 - Obesidade Grau 1
35 a 40 kg/m2 - Obesidade Grau 2 (severa)
Maior que 40 kg/m2 - Obesidade Grau 3 (mórbida)

Quando Não se Deve Calcular o IMC?

O cálculo do índice de massa corporal (IMC) é muito simples e não exige nenhum cuidado maior ou conhecimento específico para chegar no seu resultado.

Porém existem alguns casos em que esse resultado não representa um número significativo que deva ser usado para uma avaliação médica.

É o caso por exemplo de atletas de alto nível ou pessoas muito musculosas. A fórmula não tem como fazer uma diferenciação entre o peso dos músculos e de gordura, prejudicando a avaliação através do resultado obtido.

Outro caso onde o cálculo do IMC não é preciso são para as gestantes, pois também não é considerado o peso do bebê.

Idosos também não devem levar em consideração o resultado do IMC, pois a partir de uma certa idade ocorre naturalmente uma perda da musculatura do corpo.

Pessoas desnutridas, com ascite, edemas ou pacientes de cama em repouso absoluto também devem evitar esse método.

Existem outras formas de avaliar seu peso ideal e condições físicas realizadas por um nutricionista.

Como Controlar o IMC?

Existem muitas formas de controlar seu índice de massa corporal para que ele fique nos níveis ideais para seu biotipo.

A maneira mais simples e eficiente é manter um estilo de vida saudável, através de uma alimentação balanceada, consumindo alimentos orgânicos que contenham todos os nutrientes necessários para nosso organismo funcionar corretamente.

Essa alimentação saudável deve ser combinada com a prática regular de exercícios físicos. Somente assim além de controlar o seu peso ideal, também irá manter seu corpo com taxas seguras de colesterol, evitando doenças e mantendo seu funcionamento da melhor forma possível.

Claramente a quantidade de nutrientes e a dieta mais adequada vai variar de acordo com o seu IMC, se o índice estiver abaixo da média você deverá ingerir mais alimentos, e nos casos acima da média, menos calorias e mais exercícios físicos.

Porque é Importante Estar no Peso Ideal?


Manter um peso ideal é extremamente importante para a nossa saúde e evitar algumas doenças.

É comprovado através de estudos que pessoas que conseguem manter seu índice de massa corporal dentro dos níveis ideais conseguem viver com mais qualidade e por muitos mais anos.

Como tudo no nosso organismo o importante é ter equilíbrio, inclusive até na quantidade de gorduras.

As reservas de gordura são essenciais no nosso corpo para exercer diversas atividades, porém em excesso elas podem oferecer muitos riscos para nossa saúde.

Uma grande quantidade de gordura no fígado ou nas nossas artérias podem aumentar consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares como o infarto e AVC.

O problema não está apenas nos níveis elevados de gordura, mas também na deficiência dela.

O organismo precisa de uma certa quantidade de gordura em reservas para ser queimada e transformada em energia.

Com essa gordura é que nosso corpo consegue exercer as funções mais básicas do nosso dia a dia. Os índices ideias de gordura para uma pessoa adulta deve ser entre 23 e 25.

O IMC é o Mesmo Para Crianças e Adultos?

As crianças nascem e iniciam suas vidas com um índice de gordura bem elevado, que vai abaixando gradativamente enquanto vão ficando mais velhas.

Outro fator importante que diferencia o IMC entre crianças e adolescentes é a diferente composição corporal que existe entre os garotos e garotas.

Devido todas essas diferenças e peculiaridades nos mais jovens, que especialistas desenvolveram um IMC específico para crianças e adolescentes; o IMC por idade.

Este IMC utiliza uma série de gráficos de crescimento para acompanhar o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes entre dois a vinte anos de idade, ou seja, diferente dos adultos ele usa dados do peso, altura e idade.

Esse método usa mecanismos de comparação entre os resultados de mais crianças que possuem o mesmo gênero e idades próximas.

Dessa maneira eles conseguem fazer uma previsão dos riscos da criança sofrer com obesidade na sua fase adulta.

O resultado desse índice é representado por curvas em um gráfico que indica um percentual para a criança.

Se o resultado do IMC de uma criança for 65 por exemplo, significa que 65% das outras crianças (do mesmo sexo) possuem um IMC menor.

Por mais que seu IMC mude conforme o passar dos anos, ela pode manter essa mesmo porcentagem, configurando um peso ideal para a sua idade.

No caso das crianças e adolescentes, é melhor acompanhar o IMC através dos anos, durante sua infância e puberdade, do que verificar apenas um número isolado, devido os famosos estirões e outras fases hormonais.

Veja abaixo os resultados em percentuais e o que significam:

Percentual abaixo de 5 - Abaixo do peso
Percentual de 5 a 84 - Peso ideal
Percentual igual ou maior que 85 - Acima do peso

Quais São as Limitações do IMC?

Como vimos nesse artigo o cálculo do índice de massa muscular é um método bem prático e eficiente, porém nem sempre ele pode ser utilizado com precisão.

Vimos alguns casos de mulheres grávidas e pessoas bastante musculosas por exemplo que podem ter um resultado bastante alto de IMC, porém na verdade possuem uma taxa de gordura no corpo super baixas.

Também é o caso de crianças e idosos que precisam utilizar um cálculo diferente para medir seu IMC de maneira mais correta, através de gráficos e porcentagens, de acordo com sua idade e outros fatores.

Também existem alguns profissionais que perceberam variações do IMC entre grupos étnicos e raciais, como por exemplo no caso dos orientais que podem ser considerados acima do peso com um índice de massa muscular de 25.

O Cálculo do IMC é Diferente Para Mulheres e Homens?


Não, o cálculo do índice de massa corporal é exatamente o mesmo tanto para homens quanto para mulheres.

No caso das mulheres, essa taxa pode ficar um pouco mais alta pois normalmente elas possuem um pouco mais de gordura no corpo do que os homens.

Porém os resultados ideais do IMC para homens e mulheres são entre 23 e 25. Esses índices são os mais aconselháveis para ter uma vida saudável com qualidade e mais longa.


Nós do Sabores da Mesa, com o intuito de facilitar sua vida depois de várias pesquisas e estudos de mercado, conseguimos reunir em uma única página várias opções de panificadora elétrica, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual produto combina mais com a sua cozinha.

Nós do Sabores da Mesa, com o intuito de facilitar sua vida, começamos a fazer uma pesquisa de mercado sobre prato de sobremesa, e conseguimos reunir em uma única página diversas opções de pratos de sobremesa, com isso facilitamos na hora de escolher qual produto combina mais com a sua cozinha.

Nós, do Sabores da Mesa com o intuito de ajudar nossas cozinheiras e cozinheiros, começamos a fazer uma pesquisa e estudo de mercado sobre fatiador de frios, conseguimos reunir em uma única página diversas opções de fatiador de frios, assim facilitando sua vida na hora de encontrar qual fatiador combina mais com a sua cozinha.

Nós, do Sabores da Mesa querendo ajudar os seguidores de nosso site, resolvemos pesquisar e estudar sobre relógio feminino, então veio a ideia de reunir em uma única página várias sugestões de relógio feminino, assim facilitando sua vida na hora de encontrar o relógio que mais combine com o seu perfil.

Nós do Sabores da Mesa depois de várias pesquisas e estudos de mercado conseguimos reunir em um única página diversas opções de forno elétrico, assim facilitando sua vida na hora de escolher qual forno elétrico combina mais com o seu ambiente.

Nós do Sabores da Mesa com o intuito de facilitar sua vida na hora de encontrar um Iphone que mais combine com seu perfil, começamos a fazer vários estudos e pesquisas de mercado e conseguimos reunir em uma única página várias opções de Iphone.