5 Pratos Tipicamente Gaúchos que Você Precisa Provar

09/02/2019

A culinária gaúcha possui pratos deliciosos que, certamente, você deveria experimentar

Se você já visitou o Rio Grande do Sul, sabe que o estado é famoso por sua cultura e pela incrivelmente saborosa gastronomia.

Porém, engana-se quem pensa que os pratos tipicamente gaúchos resumem-se a churrasco e chimarrão. A região é dona de uma vasta cozinha, repleta de sabores diferentes e que agradam a todos os paladares.

Qual provar primeiro?

Precisamos dizer que a culinária gaúcha é uma das mais ricas do Brasil, principalmente pela influência de imigrantes italianos, alemães, portugueses, espanhóis e africanos.

O resultado dessa mistura são doces deliciosos, carnes saborosas e pratos que deixam gaúchos e turistas com água na boca. Vamos conhecer os mais marcantes?

  1. Matambre recheado

O matambre recheado é tipicamente gaúcho, mas também é muito famoso em países vizinhos como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Esse suculento prato é feito com um corte da estrutura muscular do boi, sendo bastante fino. O recheio do matambre fica por conta de um conjunto de salsa picada, fatias de cenoura, pimenta e pimentão moído, ovos cozidos, azeite e sal. A iguaria pode ser assada no forno ou no bafo.

Divulgação: Wikicommons

  1. XIS

XIS Gaúcho ou somente XIS, para os íntimos, é o legítimo sanduíche rio-grandense. A primeira diferença dele para os demais está no tamanho, são quase vinte centímetros de diâmetro!

Além disso, o lanche é preparado com um pouco de tudo: pão, alface, tomate, milho, ervilha, queijo, ovo, maionese e, o destaque do prato, que é a carne. Existem diferentes sabores que você pode provar, entre os destaques estão coração de galinha e costela.

  1. Arroz carreteiro

No Rio Grande do Sul, o nome é mais curto, chamado apenas de "carreteiro". A versão tradicional leva apenas arroz e o charque (carne-de-sol) como ingredientes principais. Contudo, atualmente, já é possível encontrar diversas variações, que incluem vegetais ou temperos.

  1. Tainha na taquara

Embora a paixão dos gaúchos por carne vermelha seja muito forte, uma boa receita com peixe é muito valorizada por lá. Estamos falando da tainha na taquara, que em outros estados é conhecido como anchova.

Apesar da receita ser simples, a carne da tainha é muito saborosa. Ela é servida com bastante tempero e assada presa em um espeto de taquara (um tipo de bambu). Esse prato é o mais vendido na Festa do Mar, realizada a cada dois anos na cidade de Rio Grande, no sul do estado.

  1. Cuca

Sim, a cuca é um prato tipicamente gaúcho devido à influência alemã no estado. Por lá, a receita pode conter frutas como banana, abacaxi ou maçã, mas também pode levar chocolate ou goiabada.

Principalmente nas cidades com maior número de descendentes alemães, a cuca é ainda mais famosa, sendo comum nos cafés da tarde ou para acompanhar um bom chimarrão.

Já ficou com água na boca para provar cada um desses pratos? Pois é, o estado do Rio Grande do Sul possui mesmo uma culinária extremamente saborosa. Por isso, se tiver a oportunidade de conhecer e provar alguma delas, fique tranquilo, pois não irá se arrepender.

Quando for à capital gaúcha, não se esqueça de reservar sua hospedagem no Deville Prime Porto Alegre e desfrutar de todo o conforto e a estrutura que você merece! Utilize o código WEBDEVILLE para ganhar 10% de desconto na sua estadia. Acesse nosso site e aproveite!

½ cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates frescos picados
2 alhos picados
Folhas de manjericão fresco a gosto

1 cebola em pedaços
4 alhos inteiros
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 ramos de salsinha
1 cenoura em rodelas
1 dente de alho em lâminas
1 talo de salsão em pedaços
1½ litro de água
1 colher (sopa) de sal grosso

1 EMBALAGEM DE CAPELETE DE CARNE 400 G MASSA LEVE
350 g de carne moída
680 g de molho de tomate
¼ xícara (chá) de azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola picada
¼ xícara (chá) de salsinha picada
1 folha de louro
1 xícara (chá) de parmesão em lascas

Para preparar a massa, misture bem o açúcar com o fermento até virar uma pasta. Junte o Leite em Pó Integral Instantâneo La Serenissima reconstituído e morno, a farinha de trigo, a Manteiga Extra com Sal La Serenissima e o ovo, e trabalhe bem até obter uma massa lisa e que solte das mãos. Cubra e deixe...