20 Dicas do Sabores da Mesa

18/08/2018

01 - AÇÚCAR - Se adoçou muito uma receita, acrescente uma pitada de sal ou uma colher de chá de vinagre de maçã.

- Você pode perfumar o açúcar, colocando no frasco uma fava de baunilha. Fica ótimo para ser usado em bolos e alguns doces.

02- ALECRIM - O alecrim seco pode ser colocado num moinho de pimenta e polvilhado sobre os alimentos, experimente.

03- ALFACE - Para conservá-la sempre fresquinha, lave suas folhas e enxugue-as. Depois, coloque-as numa vasilha hermeticamente fechada na geladeira.

- As folhas de alface, quando cortadas com a faca, perdem o seu valor nutritivo. Por isso, é bom deixá-las inteiras ou rasgá-las com as mãos.

- A salada de alface deve ser temperada pouco antes de ser consumida. O tempero e principalmente o sal fazem com que as folhas murchem mais rapidamente.

04- ALHO - Se a sopa ou qualquer outro prato ficou com muito alho, coloque um punhado de salsa seca dentro de saquinho de gaze ou algodão fino, mergulhe o saquinho na sopa e, em seguida, retire-o. A salsa absorve o excesso de alho.

-Uma dica para quem gosta do perfume de alho, mas não quer mastigá-lo: esfregue um dente de alho em cubos de pão torrado e, depois, jogue-os sobre uma salada verde ou uma sopa.

- Experimente esfregar um dente de alho na saladeira ou na molheira, antes de colocar a salada ou o molho.

- Para perfumar o azeite ou o vinagre, dentro do galheiro coloque alguns dentes de alho picados em lâminas.

05- ARROZ - Para que o arroz, depois de cozido, fique mais branco, acrescente à água com que vai cozinhá-lo algumas gotas de limão.

- Xi! O arroz queimou? Coloque imediatamente o fundo da panela na água fria. O cheiro de queimado desaparece imediatamente. Depois, retire o arroz com cuidado para não raspar o fundo da panela. Para limpar a panela dos restos de arroz queimado, coloque água com vinagre e deixe ferver.

06- AVES - Para suavizar o cheiro da ave, lave-a com o suco de meio limão e depois, esfregue-a com sal e o restante do limão.

- Para empanar um frango, deixe-o na geladeira por uma hora, já cortado em pedaços, Assim, a farinha de trigo adere melhor à sua pele. Acrescente um pouco de queijo ralado à farinha. Dá um gostinho muito especial.

- Asse o peru sempre com o peito voltado para baixo para não ressecar. Vire o peito para cima apenas no final, para dourar.

- Para as coxas e mesmo o peito do peru ficarem mais suculentos, injete manteiga derretida no peru com auxílio de uma seringa.

- Em vez de um peru grande, prefira dois pequenos. Assim, além de assá-los mais rapidamente, você tem os melhores pedaços em dobro.

07- AZEITE - Junte ao azeite de oliva algumas ervas aromáticas como tomilho, louro e manjericão. Ele fica perfumado, ideal para o tempero de saladas.

- Coloque algumas azeitonas pretas, perfuradas com um garfo, e um pouco de alho amassado em um vidro com óleo de cozinha comum. Ele ficará com gosto de óleo de oliva.

08 - BACALHAU - Para demolhar corretamente o bacalhau, corte-o em postas e deixe-as de molho em água fria durante, pelo menos, 36 horas. Para ficar mais macio e mais saboroso, depois de retirar todo o sal. coloque-o de molho em leite.

- Para tirar o excesso de sal do bacalhau, você pode: 1 -colocar na água de molho duas colheres de sopa de açúcar, 2- colocar na água de molho um pouco de farinha de mandioca, 3- ferver o bacalhau em água com uma colher de sobremesa de farinha de trigo.

09 - BATATA - Para as batatas fritas ficarem sequinhas e macias, coloque-as antes de fritá-las por meia hora dentro do congelador.

- Um purê de batatas fica mais saborosos se lhe acrescentar uma clara batida em neve firme.

- Uma experiência interessante: coloque uma colher de chá de fermento em pó no purê de batatas e leve-o ao forno por alguns minutos.

- Não jogue fora as cascas de batata, lavadas e secas, fritas em óleo quente e temperadas com sal podem ser um gostoso aperitivo.

10- BISCOITOS - Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-a sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Soltam-se facilmente.

11- COGUMELOS - Se friccionar os cogumelos com limão ou acrescentar à água eles estão de molho algumas gotas de limão, eles não ficam escuros.

12- ESPINAFRE - Não cozinhe espinafre com substâncias ácidas como limão ou vinagre. Elas alteram a cor da verdura fazendo com que perca suas propriedades.

13- FEIJÃO - Se o feijão queimar, passe para outra panela a parte que não ficou grudada e acrescente uma cebola inteira, com casca lavada. Leve novamente ao fogo e o feijão perderá o gosto de queimado.

14 - GELO - Para que as formas de gelo não grudem no congelador, coloque sal no lugar onde vão ficar apoiadas. Ou, então, coloque no congelador uma folha de papel manteiga.

15- SAL - Para deixar o sal seco, coloque um punhado de arroz dentro do saleiro.

16- SALSÃO (AIPO) - Não jogue fora as folhas de salsão. Elas podem ser secas e, depois, moídas. É um tempero excelente para sopas, ensopados e molhos.

17- TOMATES - Os tomates mais firmes quando cortados no sentido vertical.

18-  MANDIOCA - Para que amoleçam por igual, descasque as mandiocas e coloque-as no freezer durante meia hora. Depois, corte em pedaços e cozinhe.

- Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água.

19- GELATINA - Equivalência: uma colher de chá de gelatina em pó equivale a uma folha de gelatina.

- Ao fazer qualquer tipo de gelatina de frutas, substitua a água por um copo de leite, laranjada ou limonada.

20- FRUTAS SECAS - Polvilhe as passas com farinha de trigo antes de colocá-las na massa de um bolo para que não fiquem no fundo da forma.

- Para as nozes saírem inteiras das cascas, deixe-as durante uma noite no freezer.